Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Atmospheres of Projection - Environmentality in Art and Screen Media

Atmospheres of Projection - Environmentality in Art and Screen Media

por Cláudia Regina - publicado 04/12/2023 11:05 - última modificação 05/12/2023 16:40

Detalhes do evento

de 07/12/2023 - 18:00
a 07/12/2023 - 20:00

Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo, Sala Villa Lobos

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Reunindo história cultural, estudos visuais e arqueologia da mídia, esta palestra baseia-se no livro publicado recentemente, no qual a autora considera as inter-relações de projeção, atmosfera e ambiente. Há muito tempo a projeção vem transformando o espaço, desde os jogos de sombra até as câmaras obscuras e os shows de lanterna mágica. Nosso fascínio pela projeção está vivo nas paredes de museus e galerias e está presente em nossas vidas diárias. Esta apresentação explora as histórias da projeção e da atmosfera na cultura visual e sua importância contínua para os artistas contemporâneos que estão reinventando a imaginação projetiva com o pensamento atmosférico e o uso de mídia elementar.

Para explicar nosso fascínio pela projeção e pela atmosfera, este trabalho adota uma abordagem transdisciplinar, que atravessa a psicanálise, a filosofia ambiental, a arquitetura, a história da ciência, a arte visual e a cultura da imagem em movimento para ver como os mecanismos projetivos e seus ambientes se desenvolveram ao longo do tempo. A palestra discutirá como a atmosfera é formada e mediada, como ela pode mudar e o que a projeção pode fazer para modificar um local. Ao fazer isso, ela dá nova vida às possibilidades alquímicas das atmosferas projetivas transformadoras. Mostrando como sua "ambientalização" produz locais de troca e relacionamento, este trabalho vincula a arte à ecologia da atmosfera.

Abertura: Esther Império Hamburger (ECA e IEA/USP)

Expositora: Giuliana Bruno (Depto. de Estudos Visuais, Artes e Cinema da Universidade de Harvard)

Mediadora: Esther Império Hamburger (ECA e IEA/USP)

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia