Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Big Data e Ação Autônoma

Big Data e Ação Autônoma

por Cláudia Regina - publicado 13/09/2018 10:35 - última modificação 23/10/2018 15:40

Detalhes do evento

de 28/09/2018 - 09:30
a 28/09/2018 - 12:30

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Esse debate terá por objetivo introduzir a discussão sobre a possibilidade de exercício da autonomia na escolha adequada da conduta frente à crescente presença da tecnologia digital no cotidiano das sociedades informatizadas, particularmente sobre o impacto dos processamentos de massivas quantidades de informação realizados pelos Big Data.

A discussão será conduzida a partir da proposta de caracterização dos Big Data e de seu papel na fixação da opinião e no modo de agir dos usuários das tecnologias de informação e comunicação (TICs). As considerações de cunho crítico serão expostas a partir do vocabulário e das ideias de Charles S. Peirce. Argumentamos que a riqueza do pensamento peirceano pode auxiliar na descrição e tratamento de problemas que são próprios da sociedade atual.

A apresentação que antecede o debate estará a cargo do professor Max Rogério Vicentini, que desenvolve pós-doutorado sobre o tema junto ao Departamento de Filosofia da Unesp de Marília, sob a supervisão da Professora Maria Eunice Q. Gonzalez.

Max Rogério Vicentini (UEM e Unesp – Marília)

Pablo Mariconda (FFLCH e IEA - USP)

Evento público, gratuito e sem inscrição prévia

Público online não há necessidade de se inscrever