Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Informações sobre Biodiversidade sem Fronteiras: Aproveitando o Big Data para o Desenvolvimento Sustentável

Informações sobre Biodiversidade sem Fronteiras: Aproveitando o Big Data para o Desenvolvimento Sustentável

por Sandra Sedini - publicado 21/02/2020 13:55 - última modificação 20/03/2020 08:27

Detalhes do evento

Quando

de 06/03/2020 - 10:00
a 06/03/2020 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Adicionar evento ao calendário

Global Biodiversity Information Facility (GBIF) é uma infraestrutura internacional de rede e pesquisa financiada pelos governos do mundo e destinada a fornecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar, acesso aberto a dados sobre todos os tipos de vida na Terra.

A palestra vai apresentar uma introdução ao GBIF: a história da rede intergovernamental, sua estrutura, seus participantes e ferramentas; tipos, volume e distribuição de dados agregados e livremente disponibilizados por meio do plataforma GBIF.org. O envolvimento do Brasil no GBIF desde a adesão do país na rede em 2012, até a posição atual em que o Brasil ocupa o terceiro lugar mundial entre o países que publicam pesquisas utilizando dados do GBIF, e o quarto lugar entre os países que solicitam downloads do plataforma GBIF.org.

A apresentação vai abordar uma análise temática dos usos do GBIF tanto na pesquisa quanto nas políticas internacionais. Ressalta a importância dos dados primários sobre a biodiversidade (informação sobre a ocorrência de organismos no tempo e no espaço), compartilhados e livremente disponíveis, para informar políticas e decisões no âmbito da agenda internacional do desenvolvimento sustentável. Isto inclui não somente metas sobre a conservação e uso sustentável da biodiversidade terrestre e aquática, mas também metas nas áreas de mudanças climáticas, da segurança alimentar e da saúde humana, entre outras.

A palestra irá também ressaltar alguns dos desafios continuados do GBIF, entre eles a questão de qualidade de dados, lacunas e vieses, a participação em todas as regiões internacionais, e a vontade de compartilhar dados.

Exposição:

Tim Hirsch (GBIF)

Coordenação:

Antonio Mauro Saraiva (Grupo de Estudo Saúde Planetária, IEA USP)

Inscrições

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line

Capacidade do auditório: 60 pessoas

Onde estamos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo