Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo - Lançamento

Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo - Lançamento

por Rafael Borsanelli - publicado 08/10/2014 15:45 - última modificação 29/09/2015 10:02

Detalhes do evento

de 04/11/2014 - 20:00
a 04/11/2014 - 22:30

Onde

Centro Universitário Maria Antonia - Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Participantes

Martin Grossmann (ECA e IEA), Moacyr Novaes (FFLCH e PRCEU), Rossana Rocha Reis (Cátedra Unesco e FFLCH), Sergio Adorno (Cátedra Unesco e FFLCH).

Adicionar evento ao calendário

A Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância e o Instituto de Estudos Avançados da USP promovem o lançamento da plataforma digital Cartografia de Direitos Humanos em São Paulo.

Contemplado no Edital 2013 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, o projeto Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo resgata lugares que sediaram as lutas e as conquistas por direitos humanos na cidade de São Paulo. Para cada marco selecionado, foram colhidos depoimentos, imagens e textos que auxiliam na (re)construção da sua história e que, agora, podem ser consultados na plataforma online. O sistema permitirá, também, que novos marcos sejam adicionados e, assim, abranja um número ainda maior de conquistas.

Na primeira fase do projeto, os marcos selecionados foram: a Marcha das Vadias, o Movimento Negro Unificado, a CUT (Central Única dos Trabalhadores), as Greves de Osasco, a Parada LGBT, a Comissão Justiça e Paz, a UNEafro, o Massacre do Carandiru, a Batalha da Maria Antônia, a União de Mulheres de São Paulo, o Jornal Brasil Mulher, as Terras Indígenas Tenondé Porã, a Oboré, o Ato Ecumênico de 1975 em homenagem à Vladimir Herzog, a exposição do MPF (Re) Conhecer... Para Nunca Esquecer!, o NEV (Núcleo de Estudos da Violência), as Jornadas de Junho de 2013, o MMC (Movimento de Moradia do Centro), a Praça Kantuta e a Marcha dos Imigrantes, o Sarau do Binho e o Comício das Diretas no Vale do Anhangabaú nos anos 1980.

O projeto também realizou algumas atividades culturais ao longo do ano com o objetivo de estimular a sociedade a entender o significado dos direitos humanos. A produção de duas oficinas deu origem à Mostra Fotográfica e ao Sarau Literário, que serão apresentados durante o lançamento.

Evento público e gratuito. Inscrições pelo e-mail mlcalaz@usp.br.

Acompanhe ao vivo

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo