Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Homenagem a Emília Ferreiro

Homenagem a Emília Ferreiro

por Cláudia Regina - publicado 19/09/2023 15:15 - última modificação 29/11/2023 17:14

Detalhes do evento

de 21/09/2023 - 09:00
a 21/09/2023 - 11:00

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

No último dia 26 de agosto, Emília Ferreiro, uma das mais importantes estudiosas do processo de alfabetização, faleceu aos 86 anos na Cidade do México.   Natural de Buenos Aires (Argentina), Ferreiro teve o pensador Jean Piaget como seu orientador de doutorado e, portanto, foi uma defensora do Construtivismo e difusora das ideias do psicólogo. Para ela, aprender a ler começa com o desenvolvimento do sentido das funções da linguagem escrita. Ler é buscar significado, e o leitor deve ter um propósito para buscar significado do texto.” (FERREIRO,2003). Ao longo de sua carreira, a pedagoga publicou obras e fez experiências no campo da alfabetização que influenciaram educadores e pesquisadores do Brasil e de outros países da América Latina. Seus livros “La Alfabetización em Processo” (1985), “Psicogênese da Língua Escrita” (1986) e “Los Hijos del Analfabetismo - Propuestas para la Alfabetizacíon Escolar em América Latina” (1989) resultam de experiências sobre alfabetização realizadas aqui no Brasil, na Argentina, no México e na Venezuela. Devido sua contribuição revolucionária na área da educação, Emília Ferreiro recebeu inúmeras premiações como a Medalha Libertador da Humanidade – da Assembleia Legislativa da Bahia (1994), prêmio também atribuído a Paulo Freire e a Nelson Mandela, além de títulos de Doutor Honoris Causa de muitas universidades. Para rememorar a larga contribuição de Emília Beatriz María Ferreiro Schavi no campo da alfabetização, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica realiza na próxima quinta-feira (21/09), das 9h às 11h, um evento em homenagem à pesquisadora, com a presença de estudiosos da Educação, educadores e amigos de Ferreiro.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

transmissão ao vivo no canal YouTube da Cátedra.

Palestrantes:

Lino de Macedo (IP e CEB-IEA/USP)

Regina Scarpa (diretora pedagógica daescola e do instituto Vera Cruz)

Giovana Cristina Zen(professora na UFBA e presidente da REDALF)

Maria da Conceição Rosa (Nalu)(professora na UERJ e vice-presidente da REDALF