Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Escola de Inverno

Escola de Inverno

por Cláudia Regina - publicado 09/10/2023 11:35 - última modificação 29/11/2023 17:08

Detalhes do evento

de 24/07/2023 - 16:00
a 28/07/2023 - 21:30

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), organiza a II Escola de Inverno que, este ano, traz o tema "Gestão dos Sistemas de Ensino da Educação Básica". A parceria vai oferecer, ao longo da última semana de julho, minicursos para gestores e professores da educação básica.

Inscrições

São minicuros diários, independentes, cabendo ao interessado escolher qual ou quais deseja assistir. Período da tarde, das 16h às 18h30min., e no período da noite, das 19h às 21h30min. [confira a programação].

Serão transmitidas pelo canal da Cátedra no Youtube.

Para cada minicurso serão concedidos atestados de participação. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a transmissão. Leia nosso guia de orientações clicando aqui.

Características da Gestão Escolar - José Fernandes LimaLuís Carlos de Menezes

Fala da importância da gestão educacional, mostra que a gestão educacional é mais complexa do que uma gestão administrativa comum, enumera os principais conceitos necessários para gestão educacional e mostra a estrutura da escola de inverno.

Gestão do Financiamento - César Callegari

Discute a Lei do Fundeb, explica o processo do Censo Escolar, fala sobre os financiamentos diretos às escolas e sobre os projetos de incentivos através de ICMS.

16hs

Organização da Educação Brasileira: das normas gerais a gestão local - Francisco Aparecido Cordão e Amin Aur

Discute as normas que orientam e regulamentam a educação brasileira, iniciando pela Constituição Federal, passando pela LDB, Lei do Fundeb, Lei do Piso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Leis Estaduais e Diretrizes Estaduais.

19hs

Regime de Colaboração e Sistema Nacional de Educação - Nádia Fialho, Thereza Marcílio, Nelson Cardoso Amaral e Alexandro do Nascimento Santos

Discute a relação da Universidade com a Educação Básica e o papel da educação municipal no pacto federativo.

16hs

Comunicação e Estabelecimento de Parcerias - José Fernandes de Lima e Rosemary Soffner

Desenvolvimento da Educação – Discute a importância da divulgação do projeto de desenvolvimento da educação da rede de ensino no âmbito da comunidade escolar e da família. Fala sobre os mecanismos que podem ser utilizados para o estabelecimento de parcerias com outros órgãos públicos em prol da melhoria da educação.

Qualificação e Valorização de Pessoal - Bernardete Gatti

Discute as Diretrizes para formação de professores, as diretrizes para formação de diretores, a Lei do Piso Salarial e os planos de carreira do magistério.

Plano de Desenvolvimento da Rede e da Escola - Maria Cecília da Motta​

Discute como construir coletivamente um projeto de gestão, os elementos fundamentais para a realização de um diagnóstico inicial, orientações para o estabelecimento de metas e compatibilização com os planos estaduais e municipais.

Convivência Escolar: Tempo e Espaço - Maria Tereza Perez Soares

Fala sobre a otimização do uso da infraestrutura e o uso de tecnologias que ampliam o espaço escolar. Fala sobre a convivência e a afirmação no espaço escolar e discute as habilidades necessárias para a gestão das demandas afirmativas.

Qualidade da Educação no Brasil - Nilson José Machado​

Discute os princípios e valores definidores da educação de qualidade que se deseja para as escolas e para as redes de ensino. Aborda cinco lembretes e uma lembrança (As discretas propostas de hoje e o diagnóstico seminal de Anísio Teixeira).

Etapas Educacionais e Organização Pedagógica - Lino de Macedo

Aborda os conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e adolescentes, seus interesses e suas capacidades de aprender e as formas como esses conhecimentos devem ser considerados na organização das escolas.