Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ensino Fundamental: busca de soluções e desafios (V Colóquio)

Ensino Fundamental: busca de soluções e desafios (V Colóquio)

por Cláudia Regina - publicado 22/09/2021 11:35 - última modificação 22/09/2021 11:52

Detalhes do evento

de 06/10/2021 - 16:00
a 06/10/2021 - 19:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O nível educacional hoje denominado Ensino Fundamental, no Brasil – etapa dos 6 aos 14 anos –, originou-se da junção dos antigos ensino primário (dos 7 aos 10 anos) com o ginasial (11 aos 14 anos), sem uma discussão mais aprofundada e ampla sobre questões ligadas a aspectos pedagógicos e de socialização e desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes e suas implicações para as vivências escolares. Isso gerou, de um lado, uma justaposição artificial de uma etapa escolar que se pretendia contínua mas
que se traduz por uma descontinuidade real observada particularmente na passagem do quinto ano do chamado primeiro ciclo do Ensino Fundamental, em que os alunos são atendidos por professores polivalentes, em geral um por classe, para um sexto ano, já do segundo ciclo do Ensino Fundamental, em que os alunos passam a ter que aprender com uma dezena ou mais de professores em disciplinas específicas, professores que não acompanharam o desenvolvimento escolar das crianças nos seus primeiros anos desse ensino. Sem articulação, os ciclos I e II dessa etapa escolar reproduzem o antigo primário e o ginasial. Isso tem gerado problemas e questões que se pretende discutir neste Colóquio: além da já citada falta de articulação, a passagem para o ensino médio, o tratamento dado à literacia das crianças, a fragmentação curricular no ciclo II, a formação dos professores para essa etapa educacional.

Bernardete Gatti

Curadora

Como participar?

O Encontro será transmitido no canal da Cátedra no YouTube. Não é preciso fazer inscrição prévia. O envio de perguntas e comentários será feito pelo chat do YouTube.

Haverá certificado de participação?

Sim. Para entender como funciona o processo de certificação, leia nossas orientações clicando aqui.

Expositores:

Cybele Amado (IAT–SEC-BA)

Diana Sampaio Melo (IAT–SEC-BA)

Micheli Bispo Amorim Cruz (IAT-SEC-BA)

Nilson Machado (CAB de EB e IEA-USP)

Coordenação e Mediação:

Bernardete Gatti (Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica)