Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Perspectivas de uma Educação Integral no Contexto dos Intervalos Democráticos da Sociedade Brasileira (VI Colóquio)

por Cláudia Regina - publicado 13/10/2021 11:10 - última modificação 13/10/2021 11:09

Detalhes do evento

de 19/10/2021 - 16:00
a 19/10/2021 - 19:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Colóquio Perspectivas de uma educação integral no contexto dos intervalos democráticos da sociedade brasileira coloca em pauta o debate da educação integral, a partir da construção e implantação de três experiências marcantes no cenário educacional brasileiro, entremeadas por interrupções da ordem democrática no país. As Escolas Parque, pensadas por Anísio Teixeira

serão abordadas pela Profa. Alice Fátima Martins, Universidade Federal de Goiás, os CIEPs -

Centros Integrados de Educação Pública de Darcy Ribeiro, pela Profa. Lucia Velloso,

da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a experiência recente do Programa Mais Educação

será abordada pela Profa. Lúcia Alvarez da Universidade Federal de Minas Gerais e pelo Prof. César Nunes, Universidade Estadual de Campinas, que também abordará aspectos gerais dos esforços da sociedade brasileira pela escola democrática e popular.

As convidadas e o convidado são implicados, em diferentes momentos históricos, na construção destes esforços para fazer a escola republicana, comum, laica e de qualidade no Brasil, trazendo diferentes aspectos desta construção, repetidamente interrompida na história da educação brasileira. Esse encontro abre a possibilidade de conhecer mais a fundo essas importantes experiências e sua história, revisitar aquilo que entendemos por educação integral em exemplos concretos, com seus desafios político-pedagógicos e superações, e reafirmar seu papel estruturador em uma sociedade onde a democracia possa ter alta intensidade, tanto no seu aspecto formal, quanto na sua vivência real.

Como participar?

O Encontro será transmitido no canal da Cátedra no YouTube. Não é preciso fazer inscrição prévia. O envio de perguntas e comentários será feito pelo chat do YouTube.

Haverá certificado de participação?

Sim. Para entender como funciona o processo de certificação, leia nossas orientações clicando aqui.

Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica com curadoria de Jaqueline Moll

Convidados:

• ​Alice Fátima Martins (UFG)
  • César Nunes (UNICAMP),
  • Lúcia Helena Alvarez (UFMG)
  • Lúcia Velloso (UERJ)

Mediadores:

• ​Jaqueline Moll (UFRGS) e Daniel Puig (UFSB)