Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Encontro Racismo e Educação: Povos Indígenas e Sistemas Escolares (Encontro II)

Encontro Racismo e Educação: Povos Indígenas e Sistemas Escolares (Encontro II)

por Cláudia Regina - publicado 03/05/2021 17:25 - última modificação 27/08/2021 09:16

Detalhes do evento

de 12/05/2021 - 16:00
a 12/05/2021 - 19:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O encontro focaliza as ideias e manifestações de racismo contra povos indígenas na educação, em seus aspectos de formação de professores de escolas básicas, assim como de atuação antirracista envolvida na presença de indígenas no nível superior e empreendida pelos movimentos indígenas.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Haverá certificado de participação?

Sim. Para entender como funciona o processo de certificação, leia nossas orientações clicando aqui.

16hs

Eli Ghanem (FE e CEB/IEA)

Os aspectos de combate ao racismo pelas práticas de escolarização de indígenas e as características da formação de professores não indígenas.

Racismo, Desafios da Decolonialidade e a Presença de Indígenas na Educação Superior - Francineia Bitencourt Fontes (Antropóloga e doutoranda baniwa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Formas de enfrentamento do racismo contra estudantes indígenas do ensino superior e suas contribuições para a educação básica.

A Luta Política como Educação Antirracista na Questão Indígena do Brasil - Josiléia Kaingang (Mestra em antropologia, integrante da Arpinsul-Articulação dos Povos Indígenas do Sul)

A contribuição dos movimentos indígenas na formação de uma consciência popular que preze a igualdade social tanto quanto a diversidade étnica e cultural que configura a sociedade brasileira.

Evento com transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=hNIEkztRl04