Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo Brasil 64/85 - Conversações: A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta (Segundo Encontro)

Ciclo Brasil 64/85 - Conversações: A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta (Segundo Encontro)

por Sandra Sedini - publicado 23/05/2017 16:55 - última modificação 15/09/2017 11:57

Detalhes do evento

Quando

de 28/06/2017 - 14:00
a 28/06/2017 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Adicionar evento ao calendário

A construção da(s) memória(s) da ditadura civil-militar (1964-85) é uma disputa constante pelo protagonismo histórico, encarnando, desta forma, o próprio anacronismo: a negação da verdadeira História da repressão caminha lado a lado com a instauração de políticas de memória, de reparação e da apuração das violações aos Direitos Humanos.

A questão da abertura dos arquivos da ditadura, da revogação da Lei de Anistia e da impunidade dos perpetradores de crimes contra a humanidade, além da eterna dívida com os desaparecidos políticos - que não tiveram seus corpos devolvidos aos familiares - são temas que chegam até os nossos dias imersos no anacronismo.

Discutir a formação e a produção destas memórias, a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade se insere neste contexto. Assim, é imperativo compreender a gênese desta Comissão, bem como tomar conhecimento de seu desenvolvimento e de seus desdobramentos.

Uma vez que a Comissão Nacional da Verdade foi instituída pela Lei 12.528/2011, que, no seu artigo 11, estabelece a obrigação de apresentação, ao final dos trabalhos, de “relatório circunstanciado contendo as atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões e as recomendações”, pretende-se também entender e mapear em que medida e de que maneira tais recomendações têm sido levadas a cabo pelo Estado.

Organização: Alessandra Lopes (IFHC-Unicamp), Liniane Haag Brum (IEL-Unicamp), Livia Santiago Moreira (IEL-Unicamp), Lua Gill (IEL-Unicamp) e Álvaro Okura.

Coordenação: Paulo Endo (IP USP e IEA), Flávia Schilling (FE USP e IEA) e José Sérgio Fonseca de Carvalho (FE USP e IEA)

Expositor

Claudio Lemos Fonteles (FATEO/ISB)

Debatedora

Liniane Haag Brum

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia.

Capacidade da sala: 50 lugares

Onde estamos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo