Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo Brasil 64/85 - Conversações: A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta (Terceiro Encontro)

Ciclo Brasil 64/85 - Conversações: A Memória da Política e as Políticas da Memória - Comissão Nacional da Verdade em Pauta (Terceiro Encontro)

por Sandra Sedini - publicado 23/05/2017 16:55 - última modificação 06/06/2018 15:22

Detalhes do evento

Quando

de 29/08/2017 - 10:00
a 29/08/2017 - 13:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Adicionar evento ao calendário

A construção da(s) memória(s) da ditadura civil-militar (1964/85) é uma disputa constante pelo protagonismo histórico, encarnando, desta forma, o próprio anacronismo: a negação da verdadeira História da repressão caminha lado a lado com a instauração de políticas de memória, de reparação e da apuração das violações aos direitos humanos.

A questão da abertura dos arquivos da ditadura, da revogação da Lei de Anistia e da impunidade dos perpetradores de crimes contra a humanidade, além da eterna dívida com os desaparecidos políticos - que não tiveram seus corpos devolvidos aos familiares -  são temas que chegam até os nossos dias imersos no anacronismo.

Discutir a formação e a produção destas memórias,  a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Nacional da Verdade, se insere neste contexto. Assim, é imperativo compreender a gênese desta Comissão, bem como tomar conhecimento de seu desenvolvimento e de seus desdobramentos.

Uma vez que a Comissão Nacional da Verdade foi instituída pela Lei 12.528/2011, que no seu artigo 11 estabelece a obrigação de apresentação, ao final dos trabalhos,  de “relatório circunstanciado contendo as atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões e as recomendações”, pretende-se também  entender e mapear  em que medida e de que maneira tais recomendações têm sido levadas a cabo pelo Estado.

OrganizaçãoAlessandra Lopes (IFHC-Unicamp), Liniane Haag Brum (IEL-Unicamp), Livia Santiago Moreira (IEL-Unicamp)Lua Gill (IEL-Unicamp) e Álvaro Okura.

CoordenaçãoPaulo Endo (IP USP e IEA), Flávia Schilling (FE USP e IEA) e José Sérgio Fonseca de Carvalho (FE USP e IEA)

Expositoras

Maria Amélia de Almeida Teles (União de Mulheres de SP)

Janaína de Almeida Teles (FFLCH USP)

Debatedor

Álvaro Okura

Inscrições

Evento gratuito, aberto ao público. Com inscrição prévia

Capacidade da sala: 50 lugares

Onde estamos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo