Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ignorância, Autoengano e Crenças Paranormais: Uma Análise pela Psicologia do Ilusionismo

Ignorância, Autoengano e Crenças Paranormais: Uma Análise pela Psicologia do Ilusionismo

por Rafael Borsanelli - publicado 01/07/2019 19:15 - última modificação 04/11/2019 15:36

Detalhes do evento

Quando

de 24/10/2019 - 14:00
a 24/10/2019 - 17:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

(11) 3091-1678

Adicionar evento ao calendário

6º encontro do ciclo O que a Ignorância tem a nos ensinar?

Durante séculos, os ilusionistas e pseudo-paranormais têm controlado deliberadamente a cognição, a percepção, a memória e a atenção de seus expectadores para levá-los a ter "experiências do impossível". Ainda que pioneiros da Psicologia e da Neurologia tenham se debruçado sobre as técnicas desses personagens, a Psicologia do Ilusionismo apenas recentemente tem ganhado espaço acadêmico e científico e desenvolvido conhecimento empírico suficiente que permite reconhecer as bases da construção do autoengano. A compreensão desses processos permite, ao menos em parte, entender não apenas a natureza das crenças paranormais, mas também a de uma ampla variedade de fenômenos ligados à ignorância e ao autoengano. A conferência pretende, de modo prático, levar os participantes a terem "experiências do impossível" e, a partir delas, refletir a respeito dos processos (psicológicos, psicossociais e neurológicos) que permitem sua ocorrência.

Sobre o ciclo

Vivemos em um mundo em que a informação a respeito dos mais diversos assuntos nunca foi tão acessível para um número tão grande de pessoas – e, no entanto, a ignorância avança. Isso vale até mesmo para a ignorância sobre coisas que, hoje, é possível conhecer com alguma facilidade. A disseminação de boatos, a princípio fáceis de desmentir, alastra-se com mais rapidez e alcance do que qualquer desmentido; políticas públicas são por vezes formuladas e postas em prática sem levar em conta o conhecimento científico relevante sobre o tema; e mesmo as mais exóticas teorias da conspiração conseguem hoje atrair um número impressionante de adeptos.

Em resposta a isso, um número crescente de pesquisadores de diversas áreas têm demonstrado interesse em compreender melhor a natureza da ignorância. O que é, exatamente, a ignorância? Como melhor estudá-la? Quais são os seus impactos? Em que condições a ignorância pode ser algo desejável? E como manejá-la, nos casos em que ela é indesejável?

Para dar um primeiro passo na resposta a essas questões, reuniremos, em oito encontros, pesquisadores de diversas áreas – com o objetivo de explorar algumas abordagens possíveis sobre o tema.

Exposição

Wellington Zangari (IP-USP):

Mediação

Natalia Pasternak (Instituto Questão de Ciência)

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir on-line

Organização

Instituto Questão de Ciência

Instituto de Estudos Avançados

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo