Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Problema da Causação Mental em Filosofia da Mente e suas Implicações Clínicas

O Problema da Causação Mental em Filosofia da Mente e suas Implicações Clínicas

por Cláudia Regina - publicado 06/09/2018 15:30 - última modificação 23/09/2019 13:04

Detalhes do evento

de 18/09/2018 - 14:00
a 18/09/2018 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relogio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Segunda conferência do Ciclo Reflexões sobre Filosofia e Medicina

Entre os principais problemas da Filosofia da Mente encontra-se a questão da causação mental, que consiste em investigar as relações entre os estados físicos e os estados mentais, isto é, entre corpo e pensamentos, sentimentos, dores, sonhos, desejos etc. Este problema filosófico surge com Descartes e permanece relevante até hoje, especialmente se considerarmos que nossos estados físicos afetam nossa forma de pensar, nossas decisões, nossos sentimentos, ao mesmo tempo em que nossos pensamentos e sentimentos afetam o funcionamento de nosso organismo, gerando não apenas sensações de bem-estar ou mal-estar, mas também possibilitando maior ou menor defesa do organismo. Clinicamente – tanto em medicina como em psicologia, psicanálise, filosofia, ou em fisioterapia, odontologia, enfermagem e demais áreas que trabalham com a saúde – a causação mental é observável, mas não é explicada, ou seja, sabemos que ocorre, mas não sabemos como ocorre. Apesar disso, a opção por uma determinada teoria da mente traz implicações clínicas significativas. Nesta conferência, Monica Aiub abordará, a partir da Filosofia da Mente, algumas teorias sobre a causação mental e suas respectivas implicações em situações clínicas.

Sobre o ciclo

Desde o surgimento, Filosofia e Medicina dialogam, com influências mútuas em seus métodos, pesquisas e reflexões. Algumas concepções tais como ser humano, saúde, doença, cuidado, corpo, mente, clínica, sociedade, existência, entre outras estudadas em Filosofia, impactam diretamente o trabalho de pesquisa, diagnóstico, prognóstico e tratamento em Medicina. As conferências Reflexões sobre Filosofia e Medicina pretendem propiciar um diálogo interdisciplinar, com o objetivo de provocar a reflexão sobre a prática cotidiana dos profissionais da Medicina e da Filosofia, tendo como foco o ser humano a quem se dedicam tais práticas, considerado em seus múltiplos aspectos.

Conferencista

Monica Aiub (Instituto Interseção-SP)

Comentador

Jonas Gonçalves Coelho (UNESP)