Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Colonialidade, Racialidade, Punição e Reparação nas Américas (Séculos XIX-XXI)

Colonialidade, Racialidade, Punição e Reparação nas Américas (Séculos XIX-XXI)

por Sandra Sedini - publicado - última modificação 22/04/2024 13:53

Detalhes do evento

de 27/11/2024 - 09:00
a 30/11/2024 - 18:00

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Colóquio Internacional

A proposta deste Colóquio (*) é divulgar, debater e aprofundar as reflexões sobre as relações entre colonialidade, racialidade, punição e reparação a partir de uma abordagem transnacional e interdisciplinar, o que implica considerar a relação passado-presente e os pontos de aproximação e distanciamento entre as diferentes formações nacionais e americanas. Nos interessa compreender como se formaram os sistemas punitivos nas Américas, a partir de uma experiência compartilhada de colonização e racialização das populações nacionais. O que justifica a escolha desse continente é o passado vinculado ao colonialismo europeu, a presença da escravidão, o trato violento com as populações indígenas e ter sido utilizado como “purgatório das metrópoles”, na expressão da historiadora Laura de Mello e Souza. Nesse sentido, a experiência da plantation escravista, por exemplo no Brasil e nos EUA, mas também em outras regiões das Américas, como nas Antilhas ou no platô das guianas, informou não só as hierarquias raciais, mas o coração do sistema jurídico-penal desses países.

O colóquio oferecerá espaço para a confluência de experiências de luta pelo desencarceramento, que conta hoje com uma agenda nacional bem articulada e consistente do ponto de vista teórico e político. Ao congregar pesquisadores e ativistas de movimentos sociais (Amparar, Nós por Nós, Cooperativa Libertas, Mujeres de Frente, Yo No Fui, etc), o evento promoverá o engajamento político, social e da pesquisa científica interdisciplinar por meio da reunião das mais recentes contribuições para os temas em tela. Por fim, cabe dizer que o colóquio oferecerá espaço para a confluência de experiências de luta pelo desencarceramento, que conta hoje com uma agenda nacional bem articulada e consistente do ponto de vista teórico e político. Junto às famílias, organizações sociais têm se constituído para denunciar as violações promovidas pelo Estado.

O colóquio também pretende trazer à discussão a colonialidade de gênero, com foco nos processos de poder e de subjetivação que são parte decisiva da desumanização dos sujeitos colonizados. Entende-se que esse processo obnubilou a punição dirigida às mulheres racializadas nas sociedades americanas, prevalecendo a tese da subsidiariedade da criminalidade e punição das mulheres nas sociedades modernas (TEIXEIRA, SALLA e JORGE, 2021). A dimensão sobre o controle e a segregação policial dirigidas às mulheres racializadas e empobrecidas em sociedades coloniais e pós-coloniais, em especial as que vivenciaram tanto o sequestro e a escravização (de povos africanos), como o genocídio e o etnocídio de suas populações originárias, remanesce pouco problematizada, bem como seu papel para a compreensão de fenômenos pungentes no presente, como o aumento expressivo do encarceramento feminino nos últimos 20 anos, em escala global.

(*) Leia aqui a íntegra da proposta do colóquio

Comissão organizadora: Paulo Endo (IP/IEA-USP), Andrei Koerner (Unicamp/IEA-USP); Giulia Manera (Univ. Guyane); Diana Mendes Machado da Silva (IEA-USP/British Columbia-Ca); Alessandra Teixeira (UFABC); Dirceu Franco Ferreira (USP/CoPALC); Samuel Tracol (Sorbonne Univ./CoPALC); Luis González Alvo (UNT/CoPALC); Camila Similhana (IF-MG/CoPALC); Patrick Lemos Cacicedo (USP); Marcelo Ferraro (Unirio); Raissa Wihby Ventura (Unicamp/IEA-USP); Matheus de Carvalho Hernandez (UFGD/IEA-USP); Paulo César Ramos (Cebrap)

Comitê Científico: Fernando Afonso Salla (NEV-USP); Marcos César Alvarez (NEV-USP); Andrei Koerner (Unicamp/IEA-USP); Monica Duarte Dantas (IEB-USP); Maria Cristina Gonçalves Vicentin (IP/IEA-USP); Charlotte Floersheim (Aix-Marseille Université); Jules Falquet (Univ. Paris 8/IdA); Natalia Guerellus (Univ. Jean Moulin Lyon 3/IdA); Thiago de Souza Amparo (FGV/Núcleo de Justiça Racial e Direito); Carla Osmo (CAAF/Unifesp/IEA-USP); Edson Luis de Almeida Teles (CAAF/Unifesp); Frederido Normanha Ribeiro de Almeida (IFCH/Unicamp); Wania Pasinato (IEA-USP); Claudio Aparecido da Silva (Ouvidor das Polícias de São Paulo) e Maria Cristina Cortez Wissenbach (FFLCH-USP)

Cronograma:

15 de maio: data final para as propostas de GTs (*)

15 de julho: data final para as propostas de minicursos (*)

15 de junho: divulgação dos GTs aprovados e publicação da Segunda circular.

15 de agosto: para data final de aceite de trabalhos nos GTs e publicação da Terceira circular, com divulgação dos minicursos aprovados

1 de setembro: data final para coordenadores de GTs enviarem a lista de trabalhos aprovados

15 de setembro: divulgação dos trabalhos aceitos nos GTs e publicação da Quarta circular

Idiomas de trabalho: Português, Espanhol, Inglês e Francês