Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Colóquio Editoração de Periódicos Acadêmicos: a Relação entre a Produção do Conhecimento e os Novos Suportes Eletrônicos

por Cláudia Regina - publicado 07/06/2017 08:55 - última modificação 11/05/2018 10:49

Detalhes do evento

de 21/06/2017 - 14:00
a 21/06/2017 - 17:30

Onde

Antiga Sala do Conselho Universitário do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O objetivo do encontro​ é trocarmos experiências e realizarmos uma análise coletiva sobre o atual momento das publicações acadêmicas. Enquanto editores acadêmicos, no Colóquio procuraremos pensar as relações e possíveis novas implicações entre o “conteúdo”, o “suporte” e a “divulgação” (distribuição e impacto) do conhecimento ​no cenário que ora se configura. O Colóquio será composto por duas mesas-redondas:

Perspectivas das publicações acadêmicas, onde pretendemos debater questões tais como: chegamos ao fim do periódico impresso? As plataformas de editoração eletrônicas são adequadas ao conteúdo ​das diferentes áreas de produção do conhecimento​ acadêmico? A lógica dos indexadores é imposta pelas ciências “duras”? Os novos suportes eletrônicos que alteram a forma impactam na produção do ​conhecimento acadêmico? Quais os possíveis impactos da crescente “lógica digital” no modo tradicional de produzir conhecimentos ​na Universidade?

Implicações editoriais. Queremos dialogar nesta mesa tanto no que diz respeito à adequação dos aspectos técnicos da editoração acadêmica propriamente (plataformas, softwares, indexadores, edição impressa, edição on line, etc), quanto às possibilidades dessas ferramentas, tais como a integração entre autores, ampliando o número de leitores, mas ao mesmo tempo conduzindo aos autores a uma nova lógica de produção (limites de caracteres, prazos de revisão, publish or perish, obsolescência editorial, etc).

Evento público, gratuito e com inscrição.

Público online não há necessidade de inscrição

14:00 Abertura dos trabalhos

Antonio Carlos Hernandes (Pró-Reitor de Graduação/USP)

Guilherme Ary Plonsky (IEA/USP)