Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Como os Humanos Julgam as Máquinas

Como os Humanos Julgam as Máquinas

por Larissa Barreto Cruz - publicado 31/08/2022 10:10 - última modificação 12/06/2023 10:14

Detalhes do evento

de 04/10/2022 - 14:00
a 04/10/2022 - 15:30

On-line

Nome do Contato

Click here for the English version

Como você se sentiria perdendo o seu emprego para uma máquina? O que acharia de um sistema de alerta de tsunami que falha? Você reagiria de forma diferente a atos de discriminação realizados por uma máquina ou por um ser humano? E o que dizer quanto à vigilância pública? O livro "How Humans Judge Machines" (MIT Press, 2021) pretende comparar as reações das pessoas a ações realizadas por humanos e máquinas. Valendo-se de dados coletados através de dezenas de experimentos, ele revela os preconceitos que permeiam as interações homem-máquina.

Existem condições em que julgamos as máquinas injustamente? Nosso julgamento das máquinas é afetado pelas dimensões morais de um cenário ou, ainda, está correlacionado com fatores demográficos, como educação ou gênero? Cesar A. Hidalgo, da Universidade de Toulouse, juntou-se a colegas para fazer uso da ciência exata de modo a enfrentar essas questões tecnológicas prementes. Com experimentos randomizados, eles criam hipóteses contrafactuais reveladoras e constroem modelos estatísticos para explicar como as pessoas julgam a inteligência artificial (IA) e se isso é feito de forma justa ou não. Por meio de pesquisas originais, eles nos aproximam um pouco mais da compreensão das consequências éticas da IA.

A obra pode ser lida gratuitamente em www.judgingmachines.com.

Exposição:

Cesar A. Hidalgo (Universidade de Toulouse)

Moderação:

Virgílio Almeida (IEA)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Com tradução simultânea | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação

Cátedra Oscar Sala

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)