Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Complex Connections Through Material Culture

Complex Connections Through Material Culture

por Rafael Borsanelli - publicado 07/05/2018 12:25 - última modificação 31/07/2018 14:33

Detalhes do evento

de 05/06/2018 - 09:30
a 06/06/2018 - 12:00

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O seminário reúne pesquisadores das áreas da Arqueologia, História e Etnologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Departamento de Arqueologia e Etnologia da Universidade de Bristol (Reino Unido). O cruzamento dessas três áreas: Arqueologia, Etnologia e História foi buscado para a discussão de um tema comum: o do contato entre diferentes culturas ao longo do tempo.

Desse modo, teremos contribuições lidando com a conectividade no Mundo Antigo, ao redor do Mediterrâneo, da Idade do Ferro (c. 1200 a.C. - c. 600 a.C.) ao período Helenístico (séculos IV-I a.C.):

as das professoras Tamar Hodos (Universidade de Bristol) e Maria Cristina Kormikiari (MAE-USP); discussões sobre as relações de contato e trocas na Amazônia e América Central desde períodos mais recuados até o primeiro milênio da era cristã, com o professor Eduardo Góes Neves (MAE-USP) e a doutora Leila Maria França (IPHAN-SP); e por fim, os impactos contemporâneos da relação de contato entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais, com as professoras Fabíola Andréia Silva (MAE-USP) e Camilla Morelli (Universidade de Bristol).

Veja folha de resumos.

Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos (MAE-USP)

Tamar Hodos (Universidade de Bristol, Inglaterra)

Evento público e gratuito | Em inglês sem tradução | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Veja folha de resumos.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo