Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Conflito entre Rússia e Ucrânia: Aspectos Estratégicos e Impactos Internacionais

por Sandra Sedini - publicado 16/02/2023 11:30 - última modificação 27/03/2023 14:59

Detalhes do evento

de 24/03/2023 - 14:00
a 24/03/2023 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Esta segunda sessão sobre o conflito na Ucrânia aproveitará o balanço do emprego das Forças -- mote do encontro de 28 de fevereiro p.p. -- para enfocar os aspectos estratégicos e as repercussões globais do assunto.

Serão analisados desdobramentos das operações militares, os vínculos de terceiras partes -- em particular o papel da da OTAN e da China -- e os cenários possíveis, incluindo a cessação ou a continuidade de hostilidades e as fórmulas divisadas para o término da beligerância.

Será tentado realizar um balanço dos impactos internacionais, incluindo as áreas de interesse específico do Brasil, em particular os mercados de commodities agrícolas, o preço da energia, a indústria de Defesa e adoção de padrões proprietários em tecnologias de ponta -- 5G, inteligência artificial, aplicações quânticas, e outros.

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Não haverá certificação

Organização

Grupo de Análise de Estratégia Internacional em Defesa, Segurança e Inteligência (DSI) da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM-IRI/USP)

IEA

Abertura:

Alberto Pfeifer (Coordenador DSI e associado IEA-USP),  Prof. Amâncio Jorge de Oliveira (DSI, DCP, IRI e MPaulista) e Cel Eduardo Migon (Comando Militar do Sudeste)

Exposição:

Dr. Jānis Bērziņš (Pesquisador Sênior do Centro de Segurança e Pesquisa Estratégica - CSSR, Letônia)

CMG Leonardo Mattos (Escola de Guerra Naval)