Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Ciclo Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações: Violência Urbana e Direitos Humanos (Oficina IV)

Ciclo Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações: Violência Urbana e Direitos Humanos (Oficina IV)

por Sandra Sedini - publicado 07/06/2018 17:00 - última modificação 06/07/2018 11:31

Detalhes do evento

Quando

de 21/06/2018 - 09:00
a 21/06/2018 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Adicionar evento ao calendário

A educação em direitos humanos encontra sua ótima expressão no encontro com a potência da arte. É desta forma que se pretende desenvolver uma pedagogia estética da educação em direitos humanos, contando-se com a possibilidade de mobilizar a sensibilidade a favor dos direitos humanos.

Esta é a quarta oficina de uma série que será desenvolvida ao longo do ano de 2018, por meio do Grupo de Pesquisas Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do IEA, no Eixo Conversações. Diante do crescimento exponencial das formas de violências nas sociedades contemporâneas, se trata de olhar para este fenômeno do ponto de vista da cultura dos direitos humanos.

As Oficinas se propõem a reunir pesquisadore(a)s e interessado(a)s para uma dinâmica que envolve a sensibilidade estética, o conteúdo técnico e o comentário, em interação dialógica livre e criativa com o público participante.

No primeiro semestre de 2018, serão quatro encontros, contando com um tema atual, tratado por um(a) convidado(a) especialista, dentro de um conjunto de temas pré-selecionados em questões de direitos humanos, visando à disseminação de uma cultura dos direitos humanos por meio do audiovisual.

Esta iniciativa fortalece o Eixo “Conversações”, ciclo realizado durante o ano de 2017, e em contínua atualização ao longo de 2018, pelo Grupo e tem o objetivo de fomentar iniciativas heterodoxas de ensino-aprendizagem no que tange aos direitos humanos, atraindo pesquisadore(a)s para discussões avançadas no IEA.

Coordenação: Paulo Endo (IP USP e IEA), Flávia Schilling (FE USP e IEA) e José Sérgio Fonseca de Carvalho (FE USP e IEA)

Organização: Eduardo Bittar (FD e IEA USP)

Apresentação:

Flávia Schilling (FE USP e IEA) e Eduardo Bittar (FD e IEA USP)

Exposição

Paulo Kohara (Defensoria Pública do Estado de São Paulo)

Comentador

Paulo Endo (Instituto de Psicologia da USP)

Material de Referência

Apresentação do Curta-Metragem “Brasil”, de Aly Muritiba (Brasil, 2014, 14 minutos).

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade do auditório: 60 pessoas

Onde estamos

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo