Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional: Resultados e Inovações (2019 a 2022)

por Larissa Barreto Cruz - publicado 29/11/2022 12:25 - última modificação 05/12/2022 18:53

Detalhes do evento

de 09/12/2022 - 09:00
a 09/12/2022 - 11:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Este seminário, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) tem como objetivo lançar o livro “Cooperação Internacional em tempos de pandemia. Relatório COBRADI 2019- 2020” e apresentar os principais resultados alcançados pelo Brasil no âmbito da Cooperação Sul-Sul até 2022.

O Relatório COBRADI (Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional) é feito pelo IPEA desde 2010. Com sete relatórios sobre a cooperação internacional do Brasil já publicados, as análises têm mostrado grau significativo de sucesso dos acordos de cooperação com os países em desenvolvimento e inovações nessa agenda de política externa.

Desde o ciclo 2019-2020, a pesquisa passou a coletar dados para responder a três perguntas centrais: (i) Quanto o Brasil gasta e como ele participa da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento?; (ii) Quanto e como o Brasil participa no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível global; (iii) Como quantificar a Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento (CSSD)? Os dados coletados a partir das três perguntas orientadoras se destinam a orientar as atividades de cooperação internacional do Brasil; compor a submissão brasileira de dados à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na metodologia Quantificação Total do Apoio Oficial ao Desenvolvimento Sustentável (TOSSD, em inglês); e compartilhados com a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, em inglês), para compor as estimativas globais de Cooperação Sul-Sul.

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação

IEA

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)