Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Crise da Filiação: Subjetividade e Sofrimento "tempo da agressão"

Crise da Filiação: Subjetividade e Sofrimento "tempo da agressão"

por Cláudia Regina - publicado 23/02/2015 12:10 - última modificação 02/02/2016 11:22

Detalhes do evento

de 11/03/2015 - 14:00
a 11/03/2015 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5° andar, Cidade Universitária

Nome do Contato

Telefone do Contato

Heloisa Starling (UFMG)
Maria Inês Assumpção Fernandes (IP-USP)
Raul Araújo (Universidade de Liverpool)
Olgária Matos (Unifesp e IEA-USP)

Adicionar evento ao calendário

O tema do evento reflete sobre o  "tempo da agressão" que, acelerado, inviabiliza a formação da  subjetividade em suas camadas heterogêneas, dos laços do pertencimento e memória. Trata-se também das diferenciações entre memória e história no que diz respeito ao testemunho e ao sofrimento  que ele implica em meio ao excesso de informações e escassez de recursos temporais para a elaboração do choque e do trauma.

Programação

• Profa. Dra. Heloísa Starling da UFMG - tratará da questão da pesquisa documental e da memória da Ditadura de 1964 e das dificuldades de separação entre memória e história, mescladas na recordação do passado e na questão do esquecimento.
  • Profa. Maria Inês Assumpção Fernandes do IP-USP - abordará a questão identitária diante das novas formas de pertencimento, em particular a " afiliação" nas adoções e novas formas de família e reprodução e
  • Raul Araújo , Pesquisador da Universidade de Liverpool - apresentará os desenvolvimentos dos Estudos de Reconciliação e Direitos Humanos, com respeito aos projetos de paz.

Notícias: