Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável II - Para qual Futuro?

por Sandra Sedini - publicado 23/07/2019 16:45 - última modificação 23/09/2019 13:31

Detalhes do evento

de 09/08/2019 - 14:00
a 09/08/2019 - 17:00

Auditório do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

2° encontro da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral

As duas primeiras aulas (8 e 9 de agosto) irão debater as responsabilidades do Brasil diante dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que se torna especialmente relevante diante do papel de destaque que o país vem desempenhando na implementação dessa agenda, tendo sediado a primeira Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e, posteriormente, a Conferência Rio +20, realizada em 2012.

Sobre a Jornada

A jornada de seminários compõe a disciplina "Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral", oferecida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP em associação à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria entre o IEA-USP e o Itaú Cultural.

O programa da disciplina foi formulado pelos dois titulares da Cátedra em 2019: o crítico, curador e historiador de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, professora da Unifesp. A intenção é promover uma discussão profunda sobre as inter-relações arte e ciência ao longo dos tempos, perpassando por aspectos como proeminência cultural de um país sobre outro, questões de gênero, de estilos e formatos.

No total, serão 19 aulas entre os meses de agosto e dezembro, sempre às quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h, que irão reunir palestrantes e debatedores de diversas áreas do conhecimento e que são lideranças em suas áreas de atuação. Cada seminário terá um homenageado e abordará um tema específico.

Veja o programa completo (sujeito à alteração).

Homenageado:

Leopoldo de Meis: (médico, pesquisador e professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Expositores:

Paulo Artaxo (IF e IEA USP)

Naomar de Almeida Filho (IEA USP)

Sabine Righetti (UNICAMP)

Moderadora:

Helena Nader (Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência do IEA)

Inscrições

Serão disponibilizadas 40 vagas a interessados em geral (com acesso por ordem de chegada).

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo