Programa de Especialização Docente em Ensino de Matemática
Este curso de especialização tem por objetivo proporcionar uma sólida formação teórica e prática sobre o ensino de matemática para a equidade, através do trabalho em pequenos grupos. Para isso, está organizado em 10 módulos presenciais que abordam temas como gestão da sala de aula, teorias de aprendizagem, trabalho em grupo, estratégias de ensino de matemática, planejamento do currículo em ação e avaliação da aprendizagem, sempre com foco na equidade em sala de aula. Durante a especialização, cada professor(a) cursista será acompanhado por uma mentora ou mentor que o(a) apoiará no seu desenvolvimento profissional considerando o seu contexto de atuação escolar.
Público e gratuito, o curso tem duração de 360 horas e possui um corpo docente multidisciplinar formado por professores da USP (dos campi Butantã, USP Leste, Piracicaba e Ribeirão Preto), da Unesp campus Bauru e especialistas externos. Tem como público-alvo professores de Matemática e disciplinas afins que estejam em sala de aula e que lecionem em escolas públicas das redes federal, estadual e municipais da região de Piracicaba (SP) e entorno.
Coordenação
Roseli de Deus Lopes (IEA e Poli/USP) e Barbara Corominas Valério (IME/USP)
Público-alvo
Professores de Matemática e disciplinas afins da Educação Básica que estejam lecionando, em 2023, em escolas públicas das redes federal, estadual e municipais da região de Piracicaba (SP) e entorno.
Critérios de seleção
Para participar do curso será imprescindível atender aos seguintes requisitos:
- ter diploma de ensino superior completo;
- lecionar, em 2023, em escolas públicas das redes federal, estadual ou municipais da região de Piracicaba (SP) e entorno;
- lecionar, em 2023, aulas de matemática ou disciplinas afins e
- ter disponibilidade para frequentar as aulas, que ocorrerão aos sábados.
A classificação dos inscritos para o deferimento da matrícula será feita considerando o segmento de atuação, em 2023, dos professores inscritos, com base nesta ordem de priorização:
1º) professores com aulas atribuídas no Ensino Médio;
2º) professores com aulas atribuídas nos anos finais do Ensino Fundamental (ordem preferencial: 9º ano, 8º ano, 7º ano, e 6º ano) e
3º) professores com aulas atribuídas nos anos iniciais do Ensino Fundamental (ordem preferencial: 5º ano, 4º ano, 3º ano, 2º ano, e 1º ano).
Número de vagas
120.
Local
O curso será ministrado de forma presencial na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP Campus Piracicaba.
Dias e horários
As aulas ocorrerão aos sábados, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, com início em 04 de março de 2023 e término em 07 de dezembro de 2024.
Cronograma
- Pré-inscrição: de 05/12/2022 a 02/02/2023 via formulário.
- Inscrição online: de 01/02/2023 a 10/02/2023 via sistema Apolo. A confirmação da matrícula dos selecionados será feita por email pelo IEA-USP até 28/02/2023.
- Início do curso: 04/03/2023.
Atenção: as inscrições deste curso não são por ordem de chegada. Todas as inscrições realizadas no período de 1 a 10 de fevereiro serão aceitas pelo sistema Apolo, mas não configuram matrícula automática. O processo de seleção levará em conta as pré-inscrições já realizadas e também os requisitos e critérios de seleção explicitados no programa.
Ementas dos módulos do curso de especialização
Introdução ao Programa de Especialização Docente (PED-USP)
Este módulo tem como objetivo apresentar aos professores participantes os princípios e fundamentos e metodologia do PED Brasil. Os participantes irão conhecer a estrutura do currículo e as expectativas do programa, iniciar a formação de uma comunidade de aprendizagem e de prática, e fazer conexões entre a vivência e a construção de interações equitativas nos módulos do PED USP e nas escolas.
Gestão e Organização da Sala de Aula
Este módulo tem como objetivo oferecer aos professores participantes uma visão geral sobre gestão e organização da sala de aula, compreendendo-a como a criação de um ambiente capaz de sustentar oportunidades de aprendizagem desafiadoras e equitativas. Baseando-se em fundamentos teóricos e reflexões sobre suas próprias experiências, os professores participantes irão desenvolver suas próprias abordagens para estabelecer um ambiente de aprendizagem bem estruturado, inclusivo e produtivo, possibilitando um rigoroso trabalho intelectual em sala de aula.
Ensino e Aprendizagem Centrados no Estudante
Com foco nos princípios de aprendizagem e desenvolvimento da criança e do adolescente nos contextos familiar, escolar e comunitário, este módulo tem como objetivo permitir que os professores participantes observem e compreendam as crianças e adolescentes a partir das perspectivas psicológica, social, cognitiva e física. Será abordado como o conhecimento integral do estudante por parte dos professores pode contribuir para suas práticas pedagógicas e, como consequência, para a aprendizagem dos estudantes.
Trabalho em Grupo em Salas de Aula Heterogêneas
Este módulo tem como objetivo preparar os professores para construir salas de aulas equitativas por meio da abordagem pedagógica do trabalho em grupo. A partir de uma sólida base teórica, os professores irão aprender e praticar: como construir atividades adequadas ao trabalho em grupo que apoiem objetivos intelectuais e sociais em suas salas de aula, como avaliar produções de grupos e contribuições individuais dos membros dos grupos e como intervir para equalizar relações de status de estudantes para que as interações durante o trabalho em grupo sejam mais equitativas.
Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática I
Este módulo tem como objetivo promover uma reflexão sobre a natureza da matemática e do significado do processo de "fazer matemática", reconhecendo-o como uma atividade que envolve criatividade, flexibilidade, comunicação e colaboração. Os professores participantes irão explorar e implementar, em suas salas de aula, uma prática pedagógica que visa desenvolver a flexibilidade e a compreensão profunda das quatro operações – as Conversas Numéricas –, além de aprofundarem seu conhecimento pedagógico de conteúdo sobre o tema dos Números e operações na matemática escolar.
Planejamento do Currículo em Ação
Este módulo tem como objetivo aprofundar os conhecimentos e práticas dos professores participantes sobre o planejamento de currículo em ação, a partir da perspectiva teórica do planejamento para a compreensão e do uso da metodologia do planejamento reverso. Ao longo das aulas, os participantes irão analisar planos de aula e orientações curriculares, identificando o que os estudantes sabem e o que precisam saber; mapear atividades avaliativas que sejam adequadas para verificação das aprendizagens e para o ajuste dos percursos formativos; e elaborar planos de aula e implementá-los com suas turmas.
Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática II
Este módulo tem como objetivo possibilitar que os professores participantes planejem atividades matemáticas abertas e produtivas, com foco na compreensão dos estudantes, e implementem aulas baseadas na abordagem pedagógica de resolução de problemas. Os professores participantes irão estudar as expectativas de aprendizagem descritas pela Base Nacional Comum Curricular e as Grandes Ideias Matemáticas como ferramenta de auxílio ao planejamento, além de aprofundarem seu conhecimento pedagógico de conteúdo sobre o tema da Álgebra na matemática escolar.
Avaliação para a Equidade
Este módulo tem como objetivo desenvolver a base de conhecimento, habilidades e estratégias dos professores participantes para projetar um sistema de avaliação que apoie a aprendizagem e o desempenho de todos os alunos em suas salas de aula. Por meio do desenvolvimento de um plano de avaliação, os participantes irão aprender a relacionar planejamento, implementação, avaliação e reflexão por meio da conexão com o plano de ensino criado no módulo "Planejamento de Currículo".
Currículo, Ensino e Avaliação em Matemática III
Este módulo tem como objetivo apoiar os professores participantes no desenvolvimento de comunidades de aprendizagem de matemática nas quais o discurso dos alunos é valorizado. Os professores participantes irão aprender práticas de planejamento e implementação de discussões matemáticas produtivas com toda a turma, com foco na conexão das ideias, raciocínios e compreensões dos estudantes, além de aprofundar seu conhecimento pedagógico de conteúdo sobre temas de Geometria e Grandezas e Medidas na matemática escolar.
Projeto Final: Preparando o Portfólio
Este módulo é dedicado à elaboração do portfólio final pelos professores participantes, entregues como trabalho de conclusão do curso de especialização. Os professores participantes terão o apoio do corpo docente e da coordenação do programa para a construção desse portfólio reflexivo, que deve conter os trabalhos dos módulos e o planejamento, implementação e reflexão de uma aula para avaliação de desempenho docente.
Mentoria
No programa de mentoria do curso, cada professor participante é acompanhado e apoiado individualmente por um mentor ou mentora ao longo do curso. Ao longo do programa, cada mentor realiza quatro ciclos de observação e devolutiva individual com seus mentorandos. O objetivo é apoiar o desenvolvimento profissional do professor participante considerando o seu contexto de atuação, as suas necessidades específicas e as suas escolhas de prioridades. Cada ciclo de mentoria aborda desde o processo de planejamento, com o envio do plano de aula do cursista para seu/sua mentor(a), até a implementação efetiva do ensino, com o envio da filmagem de um trecho longo da aula. Cada ciclo se encerra com a realização e a documentação de uma sessão de devolutiva individual por videoconferência. Além dos ciclos de mentoria, os/as mentores(as) também acompanharão seus mentorandos/cursistas em algumas aulas de cada disciplina.
Ministrantes
Prof. Dr. André Machado Rodrigues (IF/USP)
Profa. Dra. Barbara Corominas Valério (IME/USP)
Profa. Dra. Denise Bacci (IGc/USP)
Profa. Dra. Glaucia Degrève (DQ/FFCLRP/USP)
Profa. Dra. Rosana Louro Ferreira Silva (IB/USP)
Profa. Dra. Rosebelly Nunes Marques (USP/Esalq)
Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes (IEA e Poli/USP)
Profa. Dra. Verónica Guridi (Each/USP)
Profa. Dra. Emília Marques (Unesp Bauru)
Profa. Dra. Rita de Cássia Marques Lima de Castro (USP)
Dr. Marcos Rogério Tofoli (USP)
Dra. Valkiria Venancio (USP)
Me. Andréa Schmitz (FE/USP)
Me. José Ocimar Barros (USP)
Me. Márcia Padilha
Me. Fernanda Quadros (Unesp Bauru)
Me. João Vitor Dias (Unesp Bauru)
Me. Julia Chiti Pinheiro (Unesp Bauru)
Me. Matheus Ganiko (Unesp Bauru)
Me. Silvana Santiago (Unicamp)
Critérios de certificação
Para ser aprovado e receber a certificação neste curso de especialização, os professores cursistas precisarão:
- ter no mínimo 75% de presença nas aulas, que ocorrerão aos sábados, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30, com início em 04/03/2023 e término em 07/12/2024, e
- ter participação ativa no curso, demonstrada por meio de: atividades e discussões realizadas em sala de aula; atividades programadas para as horas não presenciais (leituras prévias e realização das entregas dos módulos do curso); construção do portfólio individual e da avaliação de desempenho docente, no final do programa.
Contato
Demais informações podem ser obtidas escrevendo para a equipe do PED Piracicaba: pedusp.piracicaba@gmail.com.