Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Sobre a Necessidade da Pesquisa Multiestratégica - A Democracia e a Pesquisa Multiestratégica

Sobre a Necessidade da Pesquisa Multiestratégica - A Democracia e a Pesquisa Multiestratégica

por Cláudia Regina - publicado 14/03/2018 10:35 - última modificação 11/05/2018 13:34

Detalhes do evento

Quando

de 10/05/2018 - 14:00
a 10/05/2018 - 17:00

Onde

Auditorio do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

Na conferência anterior "O diálogo entre a pesquisa multi-estratégica e os saberes tradicionais" (IEA, 19/04/2018), comecei a explorar as implicações da pesquisa multi-estratégica (P-MS) (introduzida em Lacey & Mariconda, 2014; Lacey, 2014). Nesta conferência continuarei essa exploração.

Como pode contribuir, para fortalecer a democracia, a ciência e os valores afirmados na tradição da ciência moderna? As respostas a essa questão dependem de como a democracia e a ciência são entendidas. Esboçarei brevemente duas concepções da democracia – "democracia representativa" e "democracia participativa", e duas concepções da ciência – "Ciência Descontextualizada", que incorpora a ciência básica e a tecnociência, inclusive a "Tecnociência Comercialmente-orientada" (TC), e a Pesquisa Multi-Estratégica (P-MS) (Lacey & Mariconda, 2014; Lacey, 2014).

Geralmente mantém-se que a ciência descontextualizada contribui para fortalecer a democracia representativa. Entretanto, por si mesmo ela não gera o tipo de conhecimento necessário para informar as práticas daqueles(as) que incorporam os valores da democracia participativa, e desejam a ampla participação de todo mundo (inclusive dos historicamente marginalizados) nas decisões feitas em áreas, tais como a produção e a distribuição dos bens e serviços, os objetivos e os processos do lugar de trabalho, e os tipos de arranjos sociais que podem existir e florescer. Essas práticas requerem ser informadas pelo conhecimento obtido sob uma pluralidade de estratégias (não só as descontextualizadas) permitidas na P-MS. Vou ilustrar as implicações desta reivindicação para a pesquisa na agricultura, enfatizando a importância da pesquisa na agroecologia para o fortalecimento da democracia participativa (Lacey, 2016).

 

Referências

 

Lacey, Hugh & Mariconda, Pablo (2014) O modelo das interações entre as atividades científicas e os valores. Scientiae Studia, 14, 4, p. 643-68.

Lacey, Hugh (2014) Tecnocincia comercialmente orientada ou pesquisa multi-estratégica? Scientiae Studia 14, 4, p 669–9.

–– (2016) Sistemas alimentar e agrícola para o futuro: ciência, emancipação e florescimento humano. Ciência e Tecnologia Social, 2, 1, p. 65-84.

Inscrições

Evento público, gratuito e com inscrição prévia

Público online não há necessidade de se inscrever

Programação

Palestrante: Hugh Lacey (Swartmore College/USA e IEA/USP)

Moderador: Pablo Rúben Mariconda (FFLCH e IEA/USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo