Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Desafios Ecológicos às Ciências: Perspectivas Antropológicas Contemporâneas ou Reflexões sobre um Novo e Urgente Descentramento do Humano

Desafios Ecológicos às Ciências: Perspectivas Antropológicas Contemporâneas ou Reflexões sobre um Novo e Urgente Descentramento do Humano

por Cláudia Regina - publicado 14/08/2017 13:50 - última modificação 21/09/2017 14:06

Detalhes do evento

Quando

de 27/09/2017 - 14:30
a 27/09/2017 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-186

Adicionar evento ao calendário

Refletir sobre problemas de antropologia contemporânea ou da antropologia no contemporâneo visando a re-situar o objeto da disciplina (o humano e suas relações) face às crescentes ameaças ecológicas do presente e do futuro desse presente.

Tais problemas – graves ameaças à biodiversidade e à cobertura vegetal, aquecimento atmosférico, acidificação oceânica, desertificação de paisagens, segurança alimentar etc. – parecem claramente promover um novo descentramento do humano em relação ao cosmos, o que implica repor a pergunta sobre quem ou o quê mesmo descrevemos em nossas etnografias.

A realidade humana será a realidade do humano? Quem mesmo constrói o real quando dizemos, sem maiores pudores, que a realidade é construída? O desafio é o de encarar o fundamento inerentemente antropocêntrico da antropologia (como, de resto, das ciências sociais e das humanidades) como condição para engendrarmos descrições mais realistas e robustas que respondam a esse descentramento e abram passagem a abordagens que nos permitam reconhecer novas coalizões políticas (senão melhor, cosmopolíticas) que apontem para continuidades entre humanos e seus mundos, conforme parte importante do pensamento contemporâneo indica como horizonte possível aí mesmo emergente.

Inscrições

Evento público, gratuito, com inscrição prévia

Público online não há necessidade de inscrição

Organização

Instituto de Estudos Avançados/USP

Programação

Expositor:

Stelio Marras (IEB e IEA/USP)

Comentarista/Debatedor:

Renato Sztutman (FFLCH/USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

registrado em: ,