Desafios Ecológicos às Ciências: Perspectivas Antropológicas Contemporâneas ou Reflexões sobre um Novo e Urgente Descentramento do Humano
Detalhes do evento
Quando
a 27/09/2017 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Refletir sobre problemas de antropologia contemporânea ou da antropologia no contemporâneo visando a re-situar o objeto da disciplina (o humano e suas relações) face às crescentes ameaças ecológicas do presente e do futuro desse presente.
Tais problemas – graves ameaças à biodiversidade e à cobertura vegetal, aquecimento atmosférico, acidificação oceânica, desertificação de paisagens, segurança alimentar etc. – parecem claramente promover um novo descentramento do humano em relação ao cosmos, o que implica repor a pergunta sobre quem ou o quê mesmo descrevemos em nossas etnografias.
A realidade humana será a realidade do humano? Quem mesmo constrói o real quando dizemos, sem maiores pudores, que a realidade é construída? O desafio é o de encarar o fundamento inerentemente antropocêntrico da antropologia (como, de resto, das ciências sociais e das humanidades) como condição para engendrarmos descrições mais realistas e robustas que respondam a esse descentramento e abram passagem a abordagens que nos permitam reconhecer novas coalizões políticas (senão melhor, cosmopolíticas) que apontem para continuidades entre humanos e seus mundos, conforme parte importante do pensamento contemporâneo indica como horizonte possível aí mesmo emergente.
Inscrições
Evento público, gratuito, com inscrição prévia
Público online não há necessidade de inscrição
Organização
Instituto de Estudos Avançados/USP
Programação
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo