Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Desafios Regulatórios da Inteligência Artificial

Desafios Regulatórios da Inteligência Artificial

por Sandra Sedini - publicado 28/03/2023 10:55 - última modificação 25/08/2023 10:46

Detalhes do evento

de 24/04/2023 - 09:30
a 24/04/2023 - 12:00

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Embora a Inteligência Artificial (IA) não seja uma técnica nova, há décadas estudada na academia e empregada pela indústria, o impressionante crescimento da capacidade de processamento de informações e a ampla disponibilidade de dados de toda espécie, permitiram seu crescimento exponencial, de modo a permear todo tipo de atividade humana e econômica.

A partir da percepção, pelo cidadão comum, da capacidade dos algoritmos de influenciarem aspectos relevantes de suas vidas, e mesmo de atentar contra direitos fundamentais, toma-se consciência da importância da adoção de princípios éticos e imposição de limites ao emprego da IA, de modo a impedir o uso antiético e mesmo perigoso para os cidadãos.

Neste cenário, vários países deram início a discussões acadêmicas, técnicas e legislativas, para identificar a melhor forma de enfrentar a questão, propondo modelos regulatórios que preservem direitos fundamentais, mas que não inibam o desenvolvimento tecnológico e econômico desejado com o amplo uso da IA.

A Cátedra Oscar Sala realiza esse seminário para ampliar o debate sobre o tema e contribuir com as discussões com vistas à regulação da matéria no país.

Exposição:

Virgílio Almeida (Cátedra Oscar Sala/UFMG)

Laura Schertel Mendes (UnB/IDP/OAB Nacional)

Maximiliano Martinhão (Setel-MCom/CGI.Br)

Eduardo Gomes (PL-TO)

Fabricio da Mota Alves (Serur Advogados)

Moderação:

Luiz Fernando Martins Castro (Cátedra Oscar Sala)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão ao vivo em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

(*) Evento híbrido | Não haverá certificação