Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Estado, Política e Territorialidades: Análises a partir da Geografia, da História e da Psicologia Política

por Cláudia Regina - publicado 11/02/2014 17:30 - última modificação 10/05/2018 14:32

Detalhes do evento

de 30/04/2014 - 18:00
a 30/04/2014 - 21:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária

Nome do Contato

Telefone do Contato

Carlos Sixirei Paredes

Adicionar evento ao calendário

Esse evento se inscreve no marco dos estudos e análises comparadas acerca da formação e ordenamento dos estados na ibero-latino-américa e que destaca os elementos da política e da produção de territorialidade a partir do olhar da geografia, história e psicologia política. Esses seus olhares permitem uma perspectiva interdisciplinar e mais ampla do que posturas mais clássicas, inscritas em marcos particulares estabelecidos a partir de uma visão de dezenovecentista de ciência. É do interesse do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade, aprofundar a produção de conhecimento, que permita avançar no campo das políticas públicas, de maneira a compreender as dinâmicas subjetivas e sócio-territoriais possibilitando as novas formações do estado mediarem as relações sociais e promoverem as intervenções que podem conduzir às estruturas democráticas e comprometidas com a justiça social.

Gratuito. Sem inscrição prévia.

Programação

Carlos Sixirei Paredes - Universidade de Vigo - tema: Estados Latinoamericanos, Política, História e Territorialidades;

Agustín Espinosa - PUC-Peru -  tema: Identidade Nacional e Conflitos Socio-Políticos no Peru;

Nuno Marques da Costa - Universidade de Lisboa - tema: Mobilidade, Acessibilidade e Direitos nas Políticas Públicas Portuguesas e

Neli Aparecida de Mello-Théry - tema: Territorialidades, Planejamento e Gestão: os Desafios do Estado Brasileiro.