Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / Estaria o Dualismo Cartesiano na Origem da Ruptura entre Natureza e Cultura, entre o Intelecto e o Mundo Sensível, como Querem Alguns Ambientalistas?

por Sandra Sedini - publicado 10/06/2013 14:55 - última modificação 09/11/2015 11:37

Detalhes do evento

de 13/06/2013 - 14:00
a 13/06/2013 - 17:00

Onde

Auditório Carolina Bori, Instituto de Psicologia da USP, Av. Prof. Mello Moraes, 1.721, bloco G, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Zélia Ramozzi-Chiarottino
José Jozefran Berto Freire

Adicionar evento ao calendário

Procuraremos mostrar que a "representação social" da filosofia cartesiana colide com as reais preocupações de Descartes: explicar como se unem corpo e a alma, como o entendimento conhece o meio ambiente e como trocam informações, como sensações, imagens e movimentos trazidos pelos sentidos até o cérebro, que se transformam em conhecimento do meio por intermédio desse entendimento, etc. Questões essas importantíssimas para quem se preocupa com a sobrevivência do planeta.  Quem sabe se justamente ao contrário do que dizem os ambientalistas a filosofia de Descartes indica um caminho para que os seres humanos tornem-se conscientes de suas relações com o meio ambiente?

Zélia Ramozzi-Chiarottino é professora titular do Instituto de Psicologia da USP.

José Jozefran Berto Freire é professor doutor da FACAMP (Faculdades de Campinas).