Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / teoria crítica, cultura digital, cinema eXpandido

teoria crítica, cultura digital, cinema eXpandido

por Sandra Sedini - publicado 27/05/2013 10:25 - última modificação 20/10/2015 13:32

Detalhes do evento

Quando

de 07/06/2013 - 15:00
a 07/06/2013 - 18:00

Onde

Sala de Eventos do IEA - Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5o andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Participantes

Massimo Canevacci
Marilia Mello Pisani
Pedro Paulo Rocha

Adicionar evento ao calendário

Nesse seminário, Massimo Canevacci, professor visitante do IEA, focaliza a importância crescente de cruzar  pesquisa empírica orientada no digital e a perspectiva critica que enfrenta inovações teóricas e metodológicas.

Cinema e cultura digital: considerações sobre a pesquisa empírica em teoria crítica

Marilia Mello Pisani (Universidade Federal do ABC)

A proposta desta comunicação é partir dos estudos sobre o Cinema na teoria crítica de Adorno, Benjamin, Kracauer, e também de Marcuse, para investigar as possibilidades de estudo sobre a técnica e a arte, a estética e a política. Apesar de não terem problematizado exaustivamente o cinema, eles influenciaram toda uma geração do cinema alemão, como Fassbinder e Kluge, e trouxeram contribuições importantes no sentido de impulsionar à compreensão do presente, da história e das potencialidades futuras de jogos estéticos. O cinema servirá como base para apresentar uma pesquisa empírica em teoria crítica como proposta para o estudo da subjetividade, da arte e da política no contexto da cultural digital.

 

Tranzcinemas e poéticas de fluxos

Pedro Paulo Rocha (Rede Tranzmídias)

Como parte do projeto do grupo de pesquisa em teoria crítica e cultura digital, receberemos como convidado o artista Pedro Paulo Rocha. Ele irá expor seus trabalhos sobre Tranzcinema e problematizar os novos territórios da arte e os novos modos de subjetivação que emergem nos ambientes conectados e em expansão. O objetivo é potencializar a reflexão sobre a teoria crítica na era digital por meio de uma abordagem polifônica sobre cinema e dispositivos digitais nas performances artísticas contemporâneas.

Relacionado:

Vídeos

 

 

Inscrições

Sem inscrição.

Organização

Massimo Canevacci