Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Eventos e Reuniões / teoria crítica, cultura digital, cinema eXpandido

teoria crítica, cultura digital, cinema eXpandido

por Sandra Sedini - publicado 27/05/2013 10:25 - última modificação 20/10/2015 13:32

Detalhes do evento

de 07/06/2013 - 15:00
a 07/06/2013 - 18:00

Onde

Sala de Eventos do IEA - Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5o andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Massimo Canevacci
Marilia Mello Pisani
Pedro Paulo Rocha

Adicionar evento ao calendário

Nesse seminário, Massimo Canevacci, professor visitante do IEA, focaliza a importância crescente de cruzar  pesquisa empírica orientada no digital e a perspectiva critica que enfrenta inovações teóricas e metodológicas.

Cinema e cultura digital: considerações sobre a pesquisa empírica em teoria crítica

Marilia Mello Pisani (Universidade Federal do ABC)

A proposta desta comunicação é partir dos estudos sobre o Cinema na teoria crítica de Adorno, Benjamin, Kracauer, e também de Marcuse, para investigar as possibilidades de estudo sobre a técnica e a arte, a estética e a política. Apesar de não terem problematizado exaustivamente o cinema, eles influenciaram toda uma geração do cinema alemão, como Fassbinder e Kluge, e trouxeram contribuições importantes no sentido de impulsionar à compreensão do presente, da história e das potencialidades futuras de jogos estéticos. O cinema servirá como base para apresentar uma pesquisa empírica em teoria crítica como proposta para o estudo da subjetividade, da arte e da política no contexto da cultural digital.

Tranzcinemas e poéticas de fluxos

Pedro Paulo Rocha (Rede Tranzmídias)

Como parte do projeto do grupo de pesquisa em teoria crítica e cultura digital, receberemos como convidado o artista Pedro Paulo Rocha. Ele irá expor seus trabalhos sobre Tranzcinema e problematizar os novos territórios da arte e os novos modos de subjetivação que emergem nos ambientes conectados e em expansão. O objetivo é potencializar a reflexão sobre a teoria crítica na era digital por meio de uma abordagem polifônica sobre cinema e dispositivos digitais nas performances artísticas contemporâneas.

Relacionado:

Sem inscrição.