Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Exposição Alfredo Bosi: entre a Crítica e a Utopia

Exposição Alfredo Bosi: entre a Crítica e a Utopia

por Rafael Borsanelli - publicado 28/02/2024 17:20 - última modificação 02/04/2024 09:58

Detalhes do evento

de 21/03/2024 - 19:00
a 26/05/2024 - 18:00

Centro MariAntonia da USP – Edifício Rui Barbosa

Nome do Contato

Telefone do Contato

Visitação de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h

A exposição Alfredo Bosi: entre a crítica e a utopia é dedicada à vida e à obra do historiador da cultura, professor e crítico literário. O objetivo é celebrar a trajetória desse grande intelectual por meio de itens de seu próprio acervo, recentemente revisitados pela família e pelo IEA após sua morte por covid-19 em 2021.

É composta por fotos do álbum da família, documentos pessoais e acadêmicos, recortes de jornal, cartas trocadas com personalidades como Carlos Drummond de Andrade, objetos de uso pessoal e profissional, como uma antiga máquina de escrever Olivetti, além de manuscritos e datiloscritos com o planejamento de aulas e estudos preliminares de obras fundamentais para pensar o país, como a Dialética da colonização (1992).

Para além do pensamento crítico do autor, a exposição se propõe a apresentar passagens da vida e facetas de Alfredo Bosi ainda pouco conhecidas pelo público. É o caso de sua infância e juventude, e a militância junto à esquerda católica, inclusive no período da ditadura militar. Além de sua presença decisiva no IEA, onde atuou por mais de 30 anos.

Alfredo Bosi: entre a crítica e a utopia acontece no ano de comemoração do aniversário de 60 anos da defesa da tese de doutorado, Itinerario della narrativa pirandelliana, texto no qual Alfredo Bosi já se propunha a investigar a tensão entre sujeito e condicionamento histórico na literatura, preocupação que atravessa toda a sua obra.

A exposição oferece ainda alguns “pontos interativos”, como materiais encadernados e reproduções fac-símiles para manuseio. Entre eles está a adaptação feita por Paulo de Salles Oliveira ao ensaio “Os trabalhos da mão”, publicado em O ser e o tempo da poesia (1977), com ilustrações de Cecília Helena de Salles Oliveira.

Sobre Alfredo Bosi

Nasceu em São Paulo, em 1936. Formado em letras neolatinas pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, deu aulas de literatura italiana na USP entre 1960 e 1970, quando passou a se dedicar ao estudo e ao ensino de literatura brasileira. Dentre outras obras, é autor de O ser e o tempo da poesia (1977), Céu, inferno (1988), Dialética da colonização (1992), Machado de Assis: o enigma do olhar (1999), Literatura e resistência (2002), Brás Cubas em três versões (2006) e Ideologia e contraideologia (2010). Por sua contribuição aos estudos literários e da cultura, tornou-se, em 2003, o sétimo ocupante da Cadeira nº 12 da Academia Brasileira de Letras.

Além de crítico e professor de literatura, foi também um militante em prol da justiça social, dos direitos humanos e do meio-ambiente, tendo atuado na Pastoral Operária de Vila Yolanda, em Osasco, durante a ditadura militar, no Centro de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo e na Comissão de Justiça e Paz de São Paulo.

Membro do Conselho Deliberativo do IEA-USP desde 1987, foi diretor (1998-2001) e vice-diretor (1987-1997 e 2002-2006) do IEA, além de editor da revista entre 1989 e 2019.

Mesa de abertura

Mesa-redonda com a participação de Alcides Villaça (FFLCH/USP), Pedro Meira Monteiro (Universidade de Princeton, EUA) e Augusto Massi (FFLCH/USP) no dia 21 de março às 18h. Veja mais informações aqui.

Exposição Alfredo Bosi entre a crítica e a utopia

Abertura 21 de março a partir das 19 horas

Onde Centro MariAntonia da USP – Edifício Rui Barbosa

Rua Maria Antônia 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)

Quando de 21 de março a 26 de maio de 2024

Visitação terça a domingo e feriados, da 10 às 18 horas

Quanto Grátis

Instituto de Estudos Avançados da USP

Realização Instituto de Estudos Avançados e Centro Universitário MariAntonia

Coordenação Roseli de Deus Lopes

Curadoria Viviana Bosi

Pesquisa, organização e concepção Leandra Rajczuk Martins e Ananda Silva de Almeida

Projeto expográfico Isabela Biangaman

Digitalização, edição e tratamento de fotografias Leonor Calasans

Digitalização, edição e tratamento de vídeos Aziz Salem e Sérgio Ricardo Villani Bernardo

Apoio

Arquivo Múcio Leão da Academia Brasileira de Letras, Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica (IEA/USP), Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade (IEA/USP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), Folha de S. Paulo e TV Cultura.

Agradecimentos

Augusto Massi, Carta Capital, Cecília Helena Lorenzini de Salles Oliveira, equipe técnica do IEA, Diego Molina, Hélio de Seixas Guimarães, Leda Bosi Magalhães, Paulo de Salles Oliveira, Paulo Martins.

registrado em: ,