Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Riscos & Saúde Pública

Riscos & Saúde Pública

por Rafael Borsanelli - publicado 28/06/2019 11:20 - última modificação 16/12/2019 11:33

Detalhes do evento

de 15/10/2019 - 09:30
a 15/10/2019 - 16:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

2o seminário do ciclo "As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea"

No segundo encontro, a temática de risco será abordada na perspectiva da epidemiologia enquanto ciência da Saúde Coletiva. O risco será tratado como um dos pilares na formação e validação do discurso e da legitimação institucional da epidemiologia. A proposição da noção de “homem dos riscos” dos anos 1990 será revisitada face ao cenário contemporâneo, no qual os sistemas virtuais e digitais colocam desafios à própria ideia de risco e a produção/reprodução de efeitos sobre a vida humana. Em termos da Saúde Coletiva, a fusão de horizontes promovida pela hiperconectividade pede diálogo entre áreas antes compartimentalizadas e define novos tipos de riscos para os quais ainda não há caracterização e que demandam novas construções teóricas e de ação.

Sobre o ciclo

Desde a publicação da obra "Sociedade de Risco: Rumo a uma Outra Modernidade” (1986), de Ulrich Beck, uma grande quantidade de trabalhos tem retomado as discussões e análises sobre como os conhecimentos científicos e tecnológicos determinaram a vida em sociedade e modificam as noções de segurança, confiança, perigo e risco.

As recentes evidências sobre as mudanças climáticas deram um contorno especial a este debate recolocando a questão do risco civilizatório na agenda atual, na qual o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Dentro deste cenário de conflitos, pelo menos uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

O ciclo de seminários terá com meta fornecer subsídios para esses debates e avançar na compreensão e superação de alguns desafios da educação científica na contemporaneidade.

Mauricio Pietrocola (FE e IEA - USP)

Público-alvo

Aberto a todo o público acadêmico interessado no assunto, em particular, alunos de graduação, e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de todas as áreas de conhecimento.

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade do auditório: 43 lugares

Onde estamos

Recepção e Abertura

10h

A gênese do conceito epidemiológico de risco e algumas de suas implicações para os alcances e desafios contemporâneos da saúde coletiva

A epidemiologia nasce com a Modernidade, na emergência de uma leitura científica do chamado “espaço público da saúde”. A formalização da ciência epidemiológica, entretanto, só se completa no século XX, em torno ao conceito de risco, central na sua validação discursiva e legitimação institucional. Pretendo explorar, com base em uma hermenêutica do processo de conformação discursiva da epidemiologia, os horizontes normativos e as bases proposicionais que sustentaram a construção do conceito de risco, assim como os diálogos que se abrem a partir de uma fusão de horizontes desse processo com alguns dos interesses práticos da Saúde Coletiva de nossos dias.

José Ricardo Ayres (FM-USP)

12h

Intervalo

14h

O Homem dos Riscos (Reloaded)

Em 1991, provocado pelo Manifesto Cyborg de Donna Haraway, escrevi um pequeno ensaio intitulado “O homem dos riscos”, primeiro publicado em "A Clínica e a Epidemiologia" (1992). Então, propus que o conceito epidemiológico de risco opera discursos capazes de construir mundos fictícios formados por populações abstratas e que a noção clínica de risco individual povoa esses universos com simulacros de pessoas, definidos por probabilidades de adoecer e morrer. Esse texto foi revisitado por Sevalho (2002) e por Portella et al (2016), com diferentes perspectivas críticas, indicando analogias e contrastes com a ideia de “homem lento” cunhada por Milton Santos. Neste mundo atual, ademais virtual, o “homem dos riscos” se materializa em dimensões paralelas, sob condições próprias de produção/reprodução de efeitos sobre a vida humana, mediante processos socio‑históricos que, nos termos da saúde, implica uma morbidade cyborg.  A partir das controvérsias geradas nessas quase três décadas, considerando novas interfaces da Epidemiologia, pretendo atualizar a proposição original com uma noção reloaded de “sujeitos de riscos”, seres já pós-humanxs, mas ainda modernxs, imersxs em ecologias de saberes-e-práticas de predição, prevenção, precaução e promoção da saúde e da vida, neste e-mundo trans-cartesiano e pós-clínico, distopia quase-matrix, transmudado pela hiperconectividade e assombrado pela necropolítica.

Naomar Almeida (IEA-USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo