Risks & Human Rights
Detalhes do evento
Quando
a 10/12/2019 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
6o seminário do ciclo "As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea"
Desde a publicação da obra "Sociedade de Risco: Rumo a uma Outra Modernidade” (1986), de Ulrich Beck, uma grande quantidade de trabalhos tem retomado as discussões e análises sobre como os conhecimentos científicos e tecnológicos determinaram a vida em sociedade e modificam as noções de segurança, confiança, perigo e risco.
As recentes evidências sobre as mudanças climáticas deram um contorno especial a este debate recolocando a questão do risco civilizatório na agenda atual, na qual o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Dentro deste cenário de conflitos, pelo menos uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
O ciclo de seminários terá com meta fornecer subsídios para esses debates e avançar na compreensão e superação de alguns desafios da educação científica na contemporaneidade.
Coordenação
Mauricio Pietrocola (FE e IEA - USP)
Público-alvo
Aberto a todo o público acadêmico interessado no assunto, em particular, alunos de graduação, e pós-graduação, pesquisadores e profissionais de todas as áreas de conhecimento.
Inscrições
Evento público e gratuito | Com inscrição prévia
Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.
Capacidade do auditório: 43 lugares
Organização
Programação
14h |
Recepção e Abertura |
14h15
|
Equity, Diversity, and Inclusion in STEM | Igualdade e direitos humanos em educação nas áreas CTEM Tanja Tajmel (Centre for Engineering in Society - Concordia University) Equity, Diversity, and Inclusion (EDI) are current keywords in North-American academia. Driven by the concern to encounter the underrepresentation of certain groups, e.g. women, People of Color and Indigenous students, in the STEM-fields (Science, Technology, Engineering, Mathematics), many initiatives are focussing on recruiting “diverse” students. In this course we will be investigating underlying conceptions and different approaches to this topic. The course will provide a broader understanding of the reproduction of social inequalities in the field of STEM. Students will develop a critical understanding and analyse the impact of science and technology on societal power relations. Topics may include the socio-historical context of underrepresentation of certain groups in science, the related political and economic interests, the human rights aspects, the relevance of considering the colonial history of STEM, the introduction of an intersectional perspective and the application of gender and diversity analysis on science and technology. | Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) são palavras-chave atuais na academia norte-americana. Motivadas pela preocupação de apresentar a sub-representação de (mas não apenas) mulheres, negros e indígenas entre os estudantes das áreas CTEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), muitas iniciativas vêm enfocando a diversidade no recrutamento de alunos. Neste curso, serão investigadas diferentes abordagens para esse tópico e conceitos relacionados. A ideia é buscar uma compreensão mais ampla da reprodução das desigualdades sociais nas áreas CTEM, desenvolvendo entendimento crítico e analisando o impacto da ciência e da tecnologia nas relações de poder da sociedade. O conteúdo poderá incluir o contexto sócio-histórico da sub-representação de grupos minoritários na ciência, os interesses políticos e econômicos envolvidos, aspectos de direitos humanos, a relevância de se considerar a história colonial das áreas CTEM, a introdução de uma perspectiva interseccional e a aplicação de análise de gênero e diversidade em ciência e tecnologia. |
15h15 |
Síntese, considerações e encaminhamentos Maurício Pietrocola (FE e IEA - USP) |
16h |
Encerramento |
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo