Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Mundo que se Pensa: Homenagem a Bruno Latour

O Mundo que se Pensa: Homenagem a Bruno Latour

por Sandra Sedini - publicado 28/02/2023 10:25 - última modificação 22/05/2023 10:23

Detalhes do evento

de 22/03/2023 - 09:30
a 22/03/2023 - 12:30

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Esta manhã de estudos será dedicada a rever a obra de Bruno Latour, que faleceu no dia 09 de outubro de 2022.

Seu prolífico trabalho, que navega entre antropologia, sociologia e filosofia da ciência, é hoje discutido em todo o mundo.

No Brasil, a maioria de seus livros foram traduzidos e Deborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro estiveram entre aqueles que contribuíram para fazer de Latour uma figura chave na reflexão sobre a crise climática.

Esta homenagem levará em conta a trajetória de Bruno Latour: os impactos da teoria ator-rede dos estudos sociais sobre ciência e tecnologia, as mudanças no campo (dos laboratórios para o antropoceno, via arte e modernidade) e as transformações em seu pensamento.

Podemos falar de um Latour ou de vários Latour?

Podemos dividir seu trabalho em várias épocas ou a continuidade prevalece?

Trechos de Jamais fomos modernos e Diante de Gaia serão lidos em francês e português.

Este evento integra a programação do mois de la Francophonie.

Abertura: Guilherme Ary Plonski (IEA-USP) e Nadège Mezié (Consulado Geral da França em São Paulo)

Exposição:

Simon Schwartzman (IG-Unicamp)

Stelio Marras (IEB-USP)

Michel Lussault (Ecole Normale Supérieure de Lyon) - online

Moderação:

Elizabeth Balbachevsky (DCP/IEA/NUPPS-USP)

Leitura de trechos da obra de Bruno Latour:

Isaque Almeida (France Alumni Bresil)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição