Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / I Encontro Intercátedras da USP

I Encontro Intercátedras da USP

por Sandra Sedini - publicado 22/09/2023 14:20 - última modificação 21/12/2023 15:30

Detalhes do evento

de 03/10/2023 - 09:00
a 03/10/2023 - 18:00

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

USP Pensa Brasil 2023

O "I Encontro Intercátedras da USP" trará à tona o contexto histórico e atual das Cátedras no mundo, no Brasil e, especificamente, na USP.

O encontro objetiva catalisar a sinergia entre cátedras, potencializando os resultados desse modelo. Será apresentado um panorama das Cátedras da USP, revelando os resultados de um survey recente organizado pelo IEA e complementado pelos membros presentes de Cátedras vigentes.

O evento também se aprofundará em reflexões propositivas, abordando questões cruciais como a governança das cátedras, sua interação com o tripé universitário, possíveis modelos de financiamento e a conexão com a realidade latino-americana.

Além disso, serão discutidos os passos para um engajamento contínuo do grupo, incluindo propostas de publicações e estratégias para uma atuação coesa em rede.

O encontro culminará com um balanço geral, refletindo sobre os insights e direções propostas durante as discussões.

Este encontro é parte integrante do USP Pensa Brasil 2023. Idealizado por Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP, o objetivo desse projeto é “reiterar seu compromisso público com a reflexão dos grandes temas contemporâneos. Os eventos que compõem sua programação reforçam o papel da universidade pública para a produção de conhecimento científico, a formação cidadã e a defesa de um projeto democrático e justo de país.”

Comissão Organizadora: Ana Paula Tavares Magalhães, Guilherme Ary Plonski, Laura Patrícia Zuntini de Izarra, Naomar de Almeida Filho, Paulo Vitor Gomes Almeida e Rafael Borsanelli.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito

Sem inscrição | Não haverá certificação

Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP)