Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Inovação e Criação de Infraestrutura Contra o Coronavírus: Investimento Público e Privado e Criação de Empresas Privadas na Área de Saúde no Brasil

por Cláudia Regina - publicado 15/09/2020 08:50 - última modificação 21/10/2020 07:20

Detalhes do evento

de 25/09/2020 - 14:00
a 25/09/2020 - 17:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O objetivo da discussão é mostrar que, para além das universidades - já apresentadas no seminário anterior -, algumas empresas do Estado de São Paulo já participavam, antes do coronavírus, do processo de construção do conhecimento em C&T na área médica.

Esse seminário se orienta a partir de duas áreas que fazem parte do projeto do grupo no IEA-USP:

1) Gestão, Inovação e Avaliação de Tecnologias em Saúde
Essa área estuda como os recursos econômicos escassos e iniciativas de gestão públicas e privadas são alocadas ao setor de saúde, para produzir bens e serviços, assim como discute como tais recursos são distribuídos e alocados no âmbito das organizações (empresas, hospitais, centros de assistência etc.). A área é responsável pela promoção do diálogo acadêmico para se avançar no debate sobre o funcionamento dos mercados de assistência à saúde e sua interação com os processos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

2) Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia em Saúde
Essa área de concentração centraliza análises sobre os processos de produção e circulação do conhecimento em saúde na sociedade e na Política, assim como sua interface com os elementos culturais envolvidos na atividade de desenvolvimento científico e tecnológico em saúde. São priorizadas discussões sobre o papel do conhecimento como transformador de sistemas político-culturais, assim como sua relação com a produção de iniciativas de desenvolvimento em saúde não apenas circunscritas nos sistemas acadêmicos, mas também na oferta de inovações no setor produtivo e nas sociedades contemporâneas.

Além do entendimento de recursos – públicos e privados – na produção de bens e serviços e da análise dos processos de produção do conhecimento (processo de inovação), entende-se que os bens são resultados de investimento em recursos humanos, atores conectados e presentes em universidades e institutos de pesquisa. Os mercados são hospitais, governo local e exportação.

Esses artefatos e equipamentos representam parte da infraestrutura na área médica. Infraestrutura é organizada em culturas naturais complexas, equipamentos materiais, classificações, padrões, organizações especializadas e grupos sociais interessados.

Assim, interessa-nos discutir o processo de inovação desses artefatos, i.e., a formação dos grupos, análise de mercado, fomento (público e privado). Neste momento, situação de pandemia, como essas empresas se situam no mercado? Quais as perspectivas pós pandemia?

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Evento on-line não haverá certificação

Maria Conceição da Costa (Unicamp)

Apresentação de empresas

Empresas que já estavam produzindo equipamentos médicos que se tornaram necessários para pacientes com covid-19.

Luiz Gustavo Pagotto Simões (CEO da Nanox)

Wataru Ueda (CEO da Magnamed)

Paulo Tomazela (KPTL e Magname)

Debatedores