Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

por Sandra Sedini - publicado 06/07/2023 09:05 - última modificação 01/09/2023 08:52

Detalhes do evento

de 11/07/2023 - 15:00
a 11/07/2023 - 17:00

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Para saber se há alguma inteligência artificial em nosso planeta, me parece importante entender, primeiro, o que podemos considerar como “inteligência”. Nessa palestra, partiremos de uma análise dos múltiplos conceitos de “inteligência”. O que busco não é uma resposta única e fechada, mas alguns conceitos centrais que parecem permear muitas definições.

A partir desse núcleo, há duas coisas que parecem relevantes para nosso debate. Nenhuma delas é simples. A primeira é o que nos torna “humanos”. A relevância da pergunta está relacionada à um conceito em desenvolvimento por mim, de que não somos somente “Homo Sapiens”, nem “Homo Faber”, mas talvez, e sobretudo, “Homo Ludens” e “Homo Symbolicus”. Esse simbólico que conceitualizo, hoje, tenta unir problemas e perguntas de diferentes áreas para pensar o Humano como um ser-no-mundo único por sua capacidade de estruturação de múltiplos sistemas simbólicos que é, ao mesmo tempo, apenas outro operador no mundo. Ainda que o tempo seja curto para a abrangência do que me parece preciso buscar compreender, a noção de proprioceptividade me parece central a qualquer debate que fale sobre inteligência.

Estruturando o conceito de inteligência como algo que está relacionado, entre outros, ao desenvolvimento e aprimoramento de sistemas simbólicos, teremos criado um posicionamento específico, não totalizante, para entender o que seria esse operador de mundo que pudesse ser considerado “inteligente”. A partir daí, podemos questionar se as máquinas supostamente “inteligentes” que construímos desempenham uma função relevante. Seriam outro brinquedo dos humanos, novas ferramentas do "Homo Faber" ou tentamos transcender um estágio e criar novos operadores que possam interagir de forma autônoma com o mundo? Finalmente, há uma pergunta que me parece importante: a quem interessa colocar “inteligência” como um conceito central em nossos debates?

Carlos Irineu da Costa

Exposição:

Carlos Irineu da Costa (pesquisador independente)

Debatedora:

Suzana Herculano-Houzel (titular da Cátedra Otavio Frias Filho)

Comentaristas:

André Chaves de Melo Silva (coordenador acadêmico da Cátedra Otavio Frias Filho)

Vinícius Mota (secretário de redação da Folha de S. Paulo)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento on-line | Não haverá certificação