Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Intervenções preventivas, implementação de medidas e resultados: Um projeto de investigação sobre a medida de proteção por teleassistência para as vítimas de violência doméstica em Portugal

por Thais Cardoso - publicado 19/02/2024 14:38 - última modificação 19/02/2024 14:38

Detalhes do evento

de 27/02/2024 - 14:00
a 27/02/2024 - 15:55

Canal do IEA-RP no YouTube e página do instituto no Facebook

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Medidas protetivas para vítimas de violência doméstica envolvendo o uso de meios tecnológicos para comunicação de emergências estão cada vez mais difundidas em vários países, inclusive no Brasil. Porém, a avaliação científica da eficácia desses meios ainda é escassa. Para discutir esse tema, o Grupo de Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa (AICLP) promovem no dia 27 de fevereiro, a partir das 14h, a conferência on-line “Intervenções preventivas, implementação de medidas e resultados: Um projeto de investigação sobre a medida de proteção por teleassistência para as vítimas de violência doméstica em Portugal”.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link. A conferência será exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Instituto no Facebook. Haverá envio de certificados aos participantes que preencherem um formulário enviado no chat das ferramentas durante a conferência.

O evento integra o ciclo de conferências promovido pelas duas instituições desde 2022 e terá como palestrante o professor associado da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e pesquisador do Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça, Jorge Quintas.

Ele vai apresentar uma revisão da literatura científica sobre o tema e uma síntese de um projeto avaliativo da medida de proteção portuguesa realizado por uma equipe de pesquisadores da Escola de Criminologia da Universidade do Porto. O docente vai abordar ainda a história da medida de proteção por teleassistência em Portugal e as metodologias qualitativas e quantitativas utilizadas para examinar a implementação da medida, bem como a avaliação de resultados, especialmente referentes à satisfação, percepção de segurança e revitimização.

Jorge Quintas é doutor em Criminologia, mestre e licenciado em Psicologia. Atua como professor associado na Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e como pesquisador no Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça. Seus interesses de pesquisa atuais incluem a avaliação de programas na violência doméstica, estudos de sentencing, avaliação do risco e reabilitação de ofensores e os efeitos das regulações das drogas.

Evento on-line, público e gratuito | Com inscrições

Organização

Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa (AICLP)

Evento com transmissão em: https://youtube.com/live/BTRn6VyL8yQ