Ciência e Esporte: O Judô Como Modelo de Esporte de Alto Rendimento no Brasil
Detalhes do evento
Quando
a 20/11/2017 - 18:00
Onde
Nome do Contato
A USP mantém cursos de graduação e pós-graduação diretamente relacionados com a Educação Física e o Esporte, em três unidades distintas (EEFE, EEFERP e EACH), além de possuir outras unidades e cursos com interface com o Esporte (por exemplo: Fisioterapia, Psicologia e Medicina, apenas para citar alguns).
O nível de excelência em pesquisa na área de Sport Sciences (conforme classificação do Web of Science) é demonstrado por sua liderança em produção acadêmica nesta área: cerca de 25% de toda aprodução nacional nesta área advém de pesquisadores da USP; dentre os 10 pesquisadores brasileiros mais produtivos nesta área, seis são professores da USP. Recentemente, o ranking de Shangai indicou a USP como a 22a instituição na área de Sport Sciences, ao passo que o curso de Esporte da USP foi considerado o 31o do mundo. Portanto, a USP reúne excelentes condições para contribuir academicamente para o desenvolvimento do Esporte Nacional.
Por sua vez, o Judô possui histórico diretamente relacionado com o ambiente universitário, dado que seu fundador, Jigoro Kano, vinculou sua criação como meio de educação. Adicionalmente, Jigoro Kano foi professor universitário e é considerado uma das figuras mais importantes da história da Educação Física e do Esporte japoneses. Entre suas maiores contribuições, além da criação do Judô, estão o desenvolvimento de instituições para formação de professores de Educação Física e o fato de ter sido o primeiro japonês membro do Comitê Olímpico Internacional.
No Brasil, o Judô é uma das modalidades olímpicas mais bem sucedidas, com um total de 22 medalhas em Jogos Olímpicos. O primeiro pódio olímpico do Judô foi conquistado em 1972, com o bronze de Chiaki Ishii, em Munique. É importante destacar que a primeira final olímpica do Judô disputada por um brasileiro foi realizada pelo USPiano Douglas Eduardo de Brito Vieira, então estudante da EEFE/USP e, posteriormente, professor tanto da EEFE/USP quanto do CEPEUSP. Contudo, embora o Brasil tenha avançado na produção de conhecimento em Ciência do Esporte e alcançado expressivos resultados em competições internacionais, ainda existe muita dificuldade no aprimoramento dos conhecimentos adquiridos nesses dois ambientes produtivos, em grande parte devido à falta de integração entre as Comunidades Acadêmicas e Esportivas Nacionais, resultando em enormes perdas para os dois lados.
Assim, considerando o perfil da USP na área de Ciência do Esporte e o expressivo desempenho do Judô Brasileiro no âmbito internacional, a interação recíproca entre as Comunidades Acadêmicas e Esportivas Nacionais, com transferência mútua de conhecimentos entre ambas, poderia resultar no fortalecimento das relações entre a USP e a comunidade que atua nesta modalidade, trazendo benefícios para todos os envolvidos e servir de modelo para outras iniciativas de aproximação da universidade com o Esporte em geral.
Desta forma, o presente Workshop propõe uma aproximação da USP com a Comunidade do Judô Brasileiro, procurando estabelecer uma colaboração de reciprocidade benéfica para todos, com uma programação que inclui a discussão de temas de relevo para o Judô, entre participantes das duas Comunidades.
Organizadores:
Tito José Bonagamba (IFSC/USP), Emerson Franchini (EEFE/USP), Cristiano Roque Antunes Barreira (EEFERP/USP), Marcelo Papoti (EEFERP/USP), Hamilton Brandão Varela de Albuquerque (IQSC/USP e PRP/USP), Cleber do Carmo (FPJ/RP), Matheus Theotônio da Silva (CBJ) e Ruan Felipe de Oliveira Neves (USP/SC)
Iniciada em 2015, a série Strategic Workshops já promoveu 28 encontros em áreas estratégicas e de reconhecida excelência na Universidade de São Paulo. O evento reúne pesquisadores da USP em torno de temas transdisciplinares e o objetivo é mapear expertises e promover novos arranjos de pesquisas entre os próprios pesquisadores da Universidade.
Inscrições
Evento público e gratuito | Com inscrição
Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.
Organização
Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo
IEA
12a MOGIANA F. P. JUDÔ
CBJ Brasil
ABRAPESP
Apoio
Programação
8h |
Abertura Marco Antonio Zago (Reitor) Cleber do Carmo (Federação Paulista de Judô - FPJ/Delegado da 12a Delegacia Regional) Jaime Bragança (Confederação Brasileiro de Judô -CBJ/Técnico da Seleção Paralímpica) Matheus Theotônio da Silva (Gestor Técnico Nacional e de Mário Sabino Jr. (Polícia Militar do Estado de São Paulo/CBJ: Técnico da Seleção Brasileira de Judô) Ricardo Aguiar (Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto - Secretário Municipal e Técnico/Coordenador da Seleção Brasileira de Karatê - CBK) |
9h |
“Ciências do Esporte e Judô: histórico e perspectivas” Palestrante: Emerson Franchini (EEFE/USP) Moderador: Tito J. Bonagamba (IFSC/USP) |
9h45 |
Intervalo |
10h |
Primeira Sessão: “Avaliação, prescrição e monitoramento do treinamento de atletas de Judô: Considerações para o alto nível” Palestrantes: Moderador: Prof. Go Tani (EEFE/USP) |
11h |
Segunda Sessão: "Psicologia do Esporte e Formação do Atleta" Palestrantes: Moderador: Cristiano Roque Antunes Barreira (EEFERP/USP) |
12h30 |
Intervalo para almoço |
13h30 |
Terceira Sessão: "Métodos de recuperação e terapêutica no esporte: Considerações para o Judô" Palestrantes: Moderador: Paulo Santiago (EEFERP/USP) |
14h30 |
Quarta Sessão: "Detecção e Promoção de talentos no Judô" Palestrantes: Moderador: Marcelo Papoti (EEFERP/USP) |
15h30 |
Intervalo |
16h |
Quinta Sessão: “Participação diversificada no Judô ” Palestrantes: Moderador: Hugo Tourinho Filho (EEFERP/USP) |
17h30 |
Encerramento & Discussão geral: “Rompendo barreiras e traçando perspectivas” |
Evento com transmissão em: http://iptv.usp.br/portal/transmissao/judo