Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Laços Comunitários e Preservação da Memória da Imigração: o Caso do Ex-Núcleo Colonial de Cascalho

por Cláudia Regina - publicado 11/12/2023 11:05 - última modificação 18/04/2024 15:52

Detalhes do evento

de 18/04/2024 - 14:00
a 18/04/2024 - 17:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A live pretende discutir a forma como a comunidade do ex-núcleo colonial de Cascalho – por meio de laços de pertença em torno da herança da imigração italiana – recolheu, catalogou e criou instituições para a preservação de sua memória. Além disso, será momento propício para discutir como o trabalho de inventariar e digitalizar arquivos de fazendas, escolas e núcleos coloniais permite a preservação do patrimônio do interior paulista. A documentação sobre a memória das famílias da ex-colônia de imigrantes italianos - no Município de Cordeirópolis SP - que são conservados na Casa de Cultura de Cascalho podem ser lidos na relação com os documentos conservados pela experiência pioneira da Fazenda Ibicaba. Os estudos sobre um determinado território podem ser enriquecidos e ampliados significativamente, na medida em que os arquivos e documentos encontram-se disponíveis, permitindo a compreensão das questões em torno do trabalho, da educação, da abolição da escravatura e suas implicações para a preservação da história e da memória cultural do interior.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Palestrantes:

Bruno Gabriel Witzel de Souza (Universidade de Tubingen);

Márcio Luiz Fernandes (PUC/PR e IEA/USP);

Jordana Celoti Peruchi (Associação Trevisani no Mundo de Cascalho) e

Andresa Minatel (Associação Trevisani no Mundo de Cascalho)

Mediação:

Marina Massimi (IEA/USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo