Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Linking Landscape Structure to Ecosystem Services

Linking Landscape Structure to Ecosystem Services

por Cláudia Regina - publicado 16/04/2018 11:20 - última modificação 11/05/2018 13:40

Detalhes do evento

de 26/04/2018 - 09:00
a 26/04/2018 - 10:30

Auditório IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Os chamados “serviços ecossistêmicos” representam o conjunto de bens e serviços (tanto materiais quanto abstratos) que podem ser obtidos nos ecossistemas. A quantidade, qualidade e diversidade destes serviços podem ser influenciados pelas dinâmicas do espaço, chamadas de “estruturas de paisagem”. A fim de debater as relações que se estabelecem entre estes dois conceitos, o IEA realiza seminário com os pesquisadores Jonathan Rhodes e Martine Maron, ambos da School of Earth and Environmental Sciences (SEES) da Universidade de Queensland, na Austrália.

Jean Paul Walter Metzger (IB e IEA - USP)

Evento público e gratuito | Em inglês sem tradução | Com inscrição prévia

The role of landscape structure for the provision of ecosystem services

Jonathan Rhodes (Universidade de Queensland)

A estrutura e a fragmentação da paisagem têm efeitos importantes nos serviços ecossistêmicos, com um senso comum de que a fragmentação reduz a prestação de serviços. Isso se baseia nos efeitos esperados da fragmentação na oferta de serviços ecossistêmicos, mas ignora como a fragmentação influencia o fluxo de serviços para as pessoas. Nesta fala, desenvolveremos uma nova estrutura conceitual que considera explicitamente os vínculos entre a fragmentação da paisagem, a oferta de serviços e o fluxo de serviços para as pessoas. Argumentaremos que os efeitos da fragmentação no fluxo do serviço ecossistêmico podem ser positivos ou negativos e usaremos nossa estrutura para construir hipóteses testáveis sobre os efeitos da fragmentação na prestação de serviços ecossistêmicos. Esforços empíricos para aplicar e testar essa estrutura são essenciais para melhorar o gerenciamento da paisagem para múltiplos serviços ecossistêmicos.

The many meanings of no net loss in environmental policy

Martine Maron (Universidade de Queensland)

No net loss (nenhuma perda líquida) é uma expressão da moda na política ambiental. Aplicada a uma multiplicidade de metas ambientais, como biodiversidade, zonas úmidas e capacidade produtiva da terra, NNL e metas relacionadas foram adotadas por vários países e organizações. Essas metas, no entanto, muitas vezes carecem de cenários de referência claros: nenhuma perda líquida em comparação a quê? Nesta fala, examinaremos as políticas NNL e os objetivos relacionados, e identificaremos três formas principais de cenário de referência. Categorizaremos as políticas NNL como relacionadas a metas de políticas abrangentes ou a respostas a impactos específicos. Exploraremos como resolver conflitos entre políticas NNL abrangentes e específicas ao impacto, e melhoraremos a transparência sobre quais políticas do tipo NNL são realmente projetadas para alcance.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo