Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Lançamento do Livro "Reescrevendo Decisões Judiciais em Perspectivas Feministas: A Experiência Brasileira"

por Sandra Sedini - publicado 17/05/2023 09:45 - última modificação 13/07/2023 10:49

Detalhes do evento

de 06/06/2023 - 09:00
a 06/06/2023 - 12:00

Onde

(*) Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O evento se propõe a apresentar o projeto que deu origem ao livro em lançamento e discutir os impactos da experiência em termos de produção de conhecimento jurídico nas instituições de ensino do país.

O livro em lançamento é resultado do projeto “Reescrita de Decisões Judiciais em Perspectivas Feministas no Brasil”, em desenvolvimento desde agosto de 2021, que reúne esforços colaborativos de professoras, pesquisadoras e estudantes do direito pertencentes a várias instituições de ensino superior das cinco regiões brasileiras, públicas e privadas.

O que as uniu foi a disposição e empenho em reescrever decisões judiciais proferidas por tribunais brasileiros utilizando, para isso, abordagens teóricas e métodos jurídicos feministas e antirracistas.

O livro contempla 5 capítulos que oferecem conceitos, análises e reflexões de contexto para o projeto e outros 22 textos com as decisões reescritas e que estão sendo apresentadas semanalmente no Programa Mulheres e Justiça, da Rádio USP-Ribeirão Preto. Em cada episódio são discutidos os motivos que levaram as autoras a escolherem as decisões, quais os principais efeitos do trabalho e quais o métodos feministas utilizados na produção da reescrita.

A expectativa é que a obra conduza estudantes e outras pessoas que atuam nas diversas profissões jurídicas a reconhecer a riqueza e a complexidade das abordagens aqui propostas e perceber a importância de seu uso nos mais diversos casos que chegam à justiça todos os dias.

O evento de lançamento do livro no IEA contará com uma roda de conversa com as autoras (presencial e on-line)

Faça o download gratuíto no Portal de Livros Abertos da USP

A partir das 19h, haverá outro evento para lançamento do livro na Faculdade de Direito da USP (Largo do São Francisco), no auditório José Rubino de Oliveira. Esse segundo evento também contará com as autoras do livro e terá mediação feita pelas professoras Júlia Lenzi, Mariângela Magalhães Gomes e Gislene Santos.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Evento híbrido | Não haverá certificação

Abertura: Fabiana Severi (FDRP/IEA-USP)