Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Má Saúde num Bom Retiro

Má Saúde num Bom Retiro

por Cláudia Regina - publicado 23/05/2017 15:50 - última modificação 26/05/2017 14:24

Detalhes do evento

Quando

de 06/06/2017 - 11:30
a 06/06/2017 - 13:00

Onde

Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Auditório “Prof. Ivan de Oliveira Castro”, Av. Dr. Arnaldo,165 - Metrô Clínicas - São Paulo,SP

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

O Bom Retiro foi e é um pequeno bairro na enorme metrópole paulistana. Cheio de pequenas fábricas e armazéns, o bairro operário foi povoado desde o final do século XIX por imigrantes, migrantes de áreas pobres do Nordeste brasileiro e afro-brasileiros descendentes de escravos. Enquanto as origens culturais dos imigrantes mudaram (de católicos italianos, espanhóis e portugueses no final do século XIX para judeus da Europa Oriental na metade do século XX e para imigrantes chineses, coreanos e bolivianos nos dias atuais), o bairro sempre manteve a sua visão interna e externa como sendo um lugar em que a saúde (no sentido mais amplo da palavra) é precária.

"Má saúde num Bom Retiro" analisa a "saúde do público" com enfoque em um quarteirão do “baixo Bom Retiro” de cerca de 1900 até o presente. Os dados, a partir de diferentes tipos de fontes históricas, epidemiológicas e etnográficas, irão permitir a análise minuciosa desde as histórias contadas por moradores sobre como evitar doenças até as campanhas estaduais de controle social contra uma variedade de ameaças, do crime à dengue. O projeto faz uso de novas metodologias digitais que permitem o mapeamento da "saúde do público" e como o público em questão tem pensado sobre saúde ao longo do tempo.

Conferencista

Jeffrey Lesser (Emory University e IEA-USP)

Moderador

Gildo Magalhães dos Santos (FFLCH e IEA-USP)

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo