Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Making Green Work for Health - Cidade, Saúde e Cuidados do Verde

Making Green Work for Health - Cidade, Saúde e Cuidados do Verde

por Sandra Sedini - publicado 29/08/2023 11:35 - última modificação 04/09/2023 08:34

Detalhes do evento

de 04/09/2023 - 09:00
a 04/09/2023 - 17:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Seminário internacional

O esverdeamento é uma estratégia dominante nas políticas climáticas urbanas, e o plantio de árvores é particularmente popular: as árvores capturam dióxido de carbono, mitigam a ilha de calor urbana e melhoram a habitabilidade e a saúde pública.

No entanto, a urbanização está causando um declínio global de árvores maduras, prejudicando a saúde humana. Nesse contexto, ‘Making Green Work for Health’ parte da simples premissa de que plantar árvores não é suficiente para sustentar a saúde humana e que as árvores urbanas também precisam ser saudáveis, assim como quem cuida delas.

Nossa hipótese é que facilitar e capacitar novas economias de cuidado verde em escala local pode ajudar a combater as desigualdades e garantir uma transição verde justa.

Este intercâmbio de pesquisa internacional e interdisciplinar visa identificar políticas inovadoras, modelos organizacionais e critérios de design centrais para ampliar o conceito de uma nova geração de projetos de esverdeamento urbano baseados em economias locais de cuidado verde.

Este projeto foi selecionado para o Programa SPRINT–São Paulo Researchers in International Collaboration (Fapesp) para a organização de oficinas de intercâmbio com organizações de pesquisa entre a Faculdade de Medicina da USP, a Escola de Arquitetura da TU Delft e o Laboratório Arq. Futuro do Insper.

(*) Visitas de campo: 5 e 6 de setembro

Organização: Paulo Hilário Nascimento Saldiva (FMUSP), Victor Muñoz Sanz (TU Delft), Laura Janka Zires (Laboratório Arq. Futuro de Cidades-Insper)

Palestrantes e participantes:

Insper: Tomas Alvim, Mauricio Feijó da Cruz, Carol Guimarães, Laura Janka Zires, Police Neto, Safira Perez

USP: Thais Mauad, Eugênio Queiroga, Paulo Hilário Nascimento Saldiva, Ligia Vizeu Barrozo

TU Delft: Deepti Adlakha, Victor Muñoz Sanz

Prefeitura Municipal de São Paulo: Gilberto Natalini, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Evento em inglês | Sem tradução | sem certificação

IEA

9h-12h Seminário
14h-17h Oficina de Brainstorming