Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Patrimônio Histórico Edificado com Terra no Estado de São Paulo

O Patrimônio Histórico Edificado com Terra no Estado de São Paulo

por Cláudia Regina - publicado 14/09/2017 16:10 - última modificação 11/05/2018 11:09

Detalhes do evento

de 29/09/2017 - 14:00
a 29/09/2017 - 17:00

Onde

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

As edificações da arquitetura em terra e as técnicas tradicionais de taipa de pilão, pau-a-pique e adobe, constituem um excepcional conjunto de bens da cultura material no Brasil e, em particular, no Estado de São Paulo. Esse patrimônio corre o risco de desaparecer e precisa urgentemente ser amparado por adequadas estratégias de preservação. Essas, por sua vez, demandam várias ações de pesquisa que vão desde a identificação e mapeamento dos remanescentes das edificações históricas construídas com essas técnicas entre os séculos XVI e XIX (não sempre catalogadas ou protegidas pelos órgãos de patrimônio), até uma profunda caracterização dos materiais e dos mecanismos de deterioração física, química e biológica em ato ou na iminência de acontecer, numa abordagem necessariamente interdisciplinar.

No âmbito do programa Ano Sabático 2017, o Instituto de Estudos Avançados da USP, sob a coordenação do Prof. Andrea Cavicchioli (EACH-USP) está desenvolvendo o projeto cujo objetivo é sistematizar as informações sobre a presença de edificações em terra no estado de São Paulo, gerar documentos cartográficos sobre sua concentração e distribuição geográfica e construir um banco de amostras de materiais de alvenaria (taipoteca) representativos do conjunto de edificações das diversas épocas e dos distintos locais de construção. No seminário, que contará com a presença de pesquisadores da USP, UNESP e do CONICET (Argentina) das mais diversas áreas do conhecimento, se fará o ponto das pesquisas e serão discutidas as perspectivas futuras do projeto e do patrimônio edificado com terra, inclusive no âmbito de iniciativas de redes nacionais e internacionais de cooperação.

Evento público, gratuito e com inscrição prévia

Público online, não há necessidade de inscrição

Instituto de Estudos Avançados/USP

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo