Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Conferência Internacional: A Epidemia da Covid-19 Não é Apenas um Evento Viral III

por Sandra Sedini - publicado 14/07/2021 17:05 - última modificação 19/11/2021 09:37

Detalhes do evento

de 25/10/2021 - 09:00
a 26/10/2021 - 18:30

On-line

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Neste terceiro encontro da série “A Epidemia Brasileira de Covid-19 não é Apenas um Evento Viral” discutiremos os novos desafios para o controle de uma pandemia que ainda não acabou. Quais são as respostas necessárias à epidemia brasileira da Covid-19 em curso e as tendências da pandemia global que deve durar ainda muitos meses, em sinergia com outras pandemias correntes e por vir. Em tempos de desigualdade no acesso à vacinação e à prevenção integral nenhum país sairá sozinho desta crise e o debate que soma a perspectiva internacional é fundamental.

O programa inclui lideranças da OMS e da UNAIDS, pesquisadora/es norte americanos, chilenos, argentinos e além de pesquisadore/as e lideranças comunitárias brasileiras que analisarão o impacto da cultura negacionista e a produção da ignorância e as tendências da pandemia que expressam a sinergia da crise de saúde com a crise social produzida pelo aumento da desigualdade.

As diferentes mesas qualificarão os desafios enfrentados pelos serviços de saúde diante da sinergia da Covid-19 com outras epidemias – em especial no campo da saúde mental, da saúde sexual e reprodutiva e IST/AIDS e o impacto enorme na saúde do/a trabalhadora, marcado pela desigualdade de gênero e étnico-racial. O debate tratará da sinergia e da inovação necessária por meio de abordagem sindêmicas da prevenção e do cuidado.

Organizado no Instituto de Estudos Avançados da USP, nesse conjunto de webinarios valorizamos especialmente a participação de pesquisadores que desde seus campos compreendem os determinantes sociais e políticos da infecção e adoecimento por SARS-CoV-2/Covid-19, integram a produção das ciências sociais e ancoram sugestões para políticas públicas em abordagens baseadas em Direitos Humanos.

Transmissão

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento em inglês e espanhol | Com tradução

Evento on-line | Não haverá certificação

25 de outubro, segunda-feira

9h

Abertura: Vera Paiva (IEA/IP-USP) Roseli de Deus Lopes (IEA-USP), Lorena  Barberia (FFCLH-USP)

9h15

Mesa I. Conversando com a OMS e Sobre a Pandemia e Novos Desafios

Mariângela Simão (OMS)

Carlos Passarelli (UNAIDS)

10h

Mesa II. Prioridade, Segurança e Eficácia da Vacina Anti-Covid-19 para Crianças e Adolescentes

Exposição:

Peter Jay Hotez (Texas Children's Hospital/Center for Vaccine Development)

Leonor Jofré (Universidad de Chile/Sociedade Chilena de Pediatría)

Ligia Kerr (UFC/ABRASCO)

Moderação:

Ivan França Junior (FSP-USP)

12h

Mesa III. Conversando Sobre a Perspectiva de Direitos Humanos na Resposta à Covid-19

Exposição:

Sofia Gruskin (University of Southern Califórnia/Medical School/Institute on Inequalities in Global Health)

Vera Paiva (IEA/IP-USP)

12h30

Intervalo

14h

Mesa IV. A Pandemia de Covid-19 não Acabou: que Tendências Podemos Antecipar?

Exposição:

Anderson Brito (Todos pela Saúde/Yale University)

Arthur Reingold (University of California, Berkeley)

Maria Amélia Veras (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)

Celina Turchi (Fiocruz-PE)

16h15

Mesa VA Resposta à Pandemia e a Produção da Ignorância

Exposição:

Richard Parker (Columbia University/Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS)

Mario Pecheny (Universidad de Buenos Aires)

Tatiana Roque (UFRJ/Fórum de Ciência e Cultura)

Kenneth Camargo (UERJ)