Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Posse das Lideranças Indígenas como Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Rafael Borsanelli - publicado 15/02/2024 17:55 - última modificação 11/03/2024 12:56

Detalhes do evento

de 01/03/2024 - 10:00
a 01/03/2024 - 12:30

Sala do Conselho Universitário, Rua da Reitoria, 374, Butantã, São Paulo, SP

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Em 2024, a titularidade da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência será composta por uma trinca de jovens lideranças femininas oriundas de povos originários. Arissana Pataxó (Região Nordeste, povo Pataxó), Francy Baniwa (Região Norte, povo Baniwa) e Sandra Benites (Região Centro-Oeste, povo Guarani Nhandeva) formam este trio de mulheres potentes, cujas trajetórias vêm se destacando em campos tão diversos como arte, educação e antropologia.

O programa desenvolvido pelas catedráticas, intitulado “Caminho da cutia: territórios e saberes das mulheres indígenas”, terá foco nos saberes e fazeres das mulheres indígenas, abordados a partir de experiências nas mais variadas áreas - do trabalho das parteiras à produção de cerâmica, do cultivo de roças à educação escolar, como também de suas atuações na política, na academia, nas artes, entre outras áreas. A ideia é propiciar espaços, interações e ações que contribuam para um frutífero diálogo entre a Universidade e os povos indígenas, no que concerne aos conhecimentos propriamente ditos, mas também aos modos de conhecer e de transmitir conhecimentos. Ao longo de 2024, as catedráticas pretendem proporcionar, tanto o compartilhamento de saberes e cosmovisões de suas próprias etnias com os não-indígenas, como também trocas e aproximações entre povos indígenas diferentes.

Programação

Boas-vindas do coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência Martin Grossmann

Palavras do diretor do Instituto de Estudos Avançados, Guilherme Ary Plonski

Palavras do presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron