Reindustrialização e Inserção Internacional: Uma Grande Estratégia para o Brasil
Detalhes do evento
Quando
a 31/08/2023 - 18:30
Onde
Nome do Contato
Neste terceiro encontro, o economista Antonio Corrêa de Lacerda avaliará as perspectivas da reindustrialização do Brasil, num diálogo com especialistas ligados a setores de alta tecnologia e da grande estratégia nacional. Dá-se assim continuidade à reflexão iniciada em junho p.p.: no dia 5/6, com Jackson Schneider; em 23/6, com José Ricardo Roriz Coelho.
Em ambos os eventos, tratou-se de descortinar, pelo ângulo empresarial, os fatores essenciais para que o domínio do Brasil em setores de alta tecnologia, notadamente na indústria, permitam desenvolver capacidades de Defesa e competitividade produtiva de sorte a assegurar a plena expressão da soberania nacional, num mundo em profundas transformações tecnológicas e geopolíticas.
A apresentação terá por base o livro "Reindustrialização: para o desenvolvimento brasileiro". A obra, organizada por Antônio Corrêa de Lacerda em cinco capítulos, é uma coletânea das provocações, diagnósticos e resultados de estudos elaborados pelo Grupo de Pesquisas "Desenvolvimento e Política Econômica" (DEPE), da PUC-SP. Discute os limites impostos pela desindustrialização, bem como sobre as possiblidades da reindustrialização brasileira como política de desenvolvimento econômico e social.
O livro apresenta reflexões teóricas e uma análise aguda do quadro internacional e da posição brasileira. Segundo os autores, "a situação da economia brasileira remete a um movimento de retrocesso dos condicionantes elementares do desenvolvimento em nosso país. Na verdade, um retrocesso que coloca hoje o Brasil na posição de candidato à periferia do sistema global, quando expõe sua condição de mero exportador de alimentos e bens primários no mercado mundial e importador de produtos que antes produzíamos ou que poderíamos estar produzindo". "Por outro lado, tanto a nossa experiência de industrialização no século XX quanto as boas práticas internacionais nos apontam um caminho de saída para o desenvolvimento. A enorme potencialidade do país nos campos energético, agrícola, hídrico e da biodiversidade nos coloca em situação ímpar de reverter a desindustrialização e trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável e criador de oportunidades".
Abertura:
Guilherme Ary Plonski (diretor do IEA/USP) e Alberto Pfeifer (coordenador do DSI)
Exposição:
Antônio Corrêa de Lacerda (Assessor da Presidência do BNDES)
Comentários:
Felipe Giesteira (IPEA/MDIC)
Guilherme Sandoval Góes (ESG)
Roger Correia Jacob (Senai-PI)
Moderação:
Alberto Pfeifer (coordenador do DSI)
Transmissão:
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Organização
Grupo de Análise de Estratégia Internacional em Defesa, Segurança e Inteligência (DSI) da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM-IRI/USP)
IEA