Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Será mais difícil trabalhar com as meninas? - a importância de uma intervenção responsiva ao gênero no sistema de justiça juvenil

por Thais Cardoso - publicado 06/07/2023 16:25 - última modificação 06/07/2023 16:25

Detalhes do evento

de 17/07/2023 - 13:30
a 17/07/2023 - 15:30

Canal do IEA-RP no YouTube

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa (AICLP) promovem no dia 17 de julho, às 13h30, mais um evento de seu Ciclo de Conferências, desta vez abordando a importância de uma intervenção responsiva ao gênero no sistema de justiça juvenil.

A conferência será exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Instituto no Facebook. Haverá envio de certificado, desde que os participantes preencham o formulário que será enviado nos chats durante o evento.

A palestrante será a professora da Universidade de Maia Vera Duarte, que também atua como pesquisadora no Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA) da Universidade do Minho. Ela vai fazer uma reflexão, a partir dos resultados de um projeto de investigação, sobre a importância de uma intervenção responsiva ao gênero no sistema de justiça juvenil português, problematizando a falta de consenso na resposta à questão: será que as diferenças de gênero justificam a utilização de avaliações de risco, instrumentos e intervenções diferenciadas?

Vera Duarte é socióloga com doutorado em Sociologia pela Universidade do Minho. Atualmente, é professora auxiliar no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e investigadora no Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA) na Universidade do Minho.Possui projeto sobre delinquência juvenil feminina financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Seu trabalho de docência, produção científica e investigação tem sido, predominantemente, nas áreas da delinquência juvenil, criminalidade feminina e sistema de justiça juvenil e metodologias qualitativas.

Evento on-line, público e gratuito | Com inscrições

Organização

Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa (AICLP)

Evento com transmissão em: https://youtube.com/live/6T5A47jOwHM