Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Simpósios USP Cidades Globais 2019 (9º encontro)

Simpósios USP Cidades Globais 2019 (9º encontro)

por Sandra Sedini - publicado 03/09/2019 16:05 - última modificação 27/11/2019 15:09

Detalhes do evento

de 28/11/2019 - 10:00
a 28/11/2019 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi do IEA, Rua da Praça do Relógio, 09, Cidade Universitária, São Paulo

Adicionar evento ao calendário

Ordenamento Territorial: metodologias e práticas à luz da política pública em Portugal

Neste Simpósio, receberemos a Profª. Drª. Elisa Pinheiro de Freitas. Atualmente é Coordenadora do Curso de Geografia do Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN-UFMS) bem como docente permanente do Programa de Pós Graduação em Estudos Fronteiriços da UFMS. É Graduada, Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (1998-2013). Foi Docente Colaboradora no Programa de Mestrado em População, Sociedade e Território do Instituto Geográfico e Ordenamento do Território (IGOT) na Universidade de Lisboa onde ministrou a cadeira "Geopolítica e Geografias Críticas: a emergência do Sul global” (2014). Em 2015 foi uma das representantes brasileiras na Rede Ibero-Americana do Ordenamento do Território (RIDOT) encontro este ocorrido no âmbito do IGOT, na cidade de Lisboa (Portugal). É parecerista da Revista Portuguesa Finisterra (WebQualis A2).

Um dos objetivos deste encontro é apresentar um panorama da evolução territorial de Portugal, priorizando o período entre 2008-2015 que coincide com a crise econômica vivenciada pela União Europeia (UE). Portugal, assim como Irlanda, Itália, Grécia e Espanha (Piigs), por não ter a mesma pujança econômica que Alemanha, França e Reino Unido, foi duramente atingido e isso se refletiu no encolhimento dos investimentos estatais em políticas públicas sociais. Outro aspecto a ser comentado será o ajuntamento das freguesias (municípios) para a economia de inversões públicas, algo similar à proposta do atual ministro da economia do Brasil (extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes).

Por fim, pretende-se demonstrar que ainda a concentração populacional em Portugal situa-se na região litorânea, com destaque para a região Metropolitana de Lisboa (centro-sul de Portugal) e a região Metropolitana do Porto (norte de Portugal) mantendo um interior pouco povoado. Também se pretende mostrar os dilemas provocados com o envelhecimento populacional, a dispersão da população jovem para outros países da União Europeia e as políticas de atração de imigrantes provindos de países outrora foram colônia de Portugal.

Sonia Maria Viaggiani Coutinho

Programa USP Cidades Globais