Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Conversa Sobre o Sistêmico e o Complexo

Conversa Sobre o Sistêmico e o Complexo

por Sandra Sedini - publicado 11/02/2019 14:55 - última modificação 23/04/2019 10:59

Detalhes do evento

de 13/03/2019 - 15:00
a 13/03/2019 - 17:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

A ascensão da ideia de sistema para substituir a fixação em objetos autônomos e isolados foi imenso avanço científico do século XX. Anteriormente dominara um entendimento dos fenômenos como composições ou mesclas de objetos cuja natureza seria melhor revelada por isolamento experimental. No entanto, tal contexto, em que o átomo era o objeto dos objetos – puro, inteiro, irredutível – foi drasticamente subvertido quando passou a ser visto como sistema constituído de partículas em mútuas interações. E nem houve tempo para que a partícula ocupasse o status anterior de unidade elementar: foi logo atingida por dupla crise, de ordem e de identidade, por ser impossível isolá-la de forma precisa no tempo e no espaço.

Impõe-se, então, uma dominante “sistêmica” que logo penetra todos os rincões do conhecimento científico. E também começa a ficar claro que a dinâmica de alguns sistemas (climático, nervoso, p. ex.) envolve comportamentos “não-lineares” e propriedades “emergentes”. O que há muito passou a ser amplamente entendido como situações em que “o todo é maior do que as partes”.

O que pode ter demorado foi a teorização de tão poderosa vitória da sistêmica. Despontou nos anos 1950, tornando-se coqueluche na década seguinte, mas patinando desde então. Simultaneamente a uma duvidosa “Teoria Geral dos Sistemas”, foi emergindo um debate sobre a complexidade, ou pensamento complexo, sem que até hoje haja clareza sobre as distinções entre os sistemas, em geral, e o que é chamado, com muita frequência, de sistemas complexos.

Como essa é justamente uma das mais instigantes indagações contidas no livro O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra (Editora 34, 2019), ela estará no centro de uma conversa do autor, José Eli da Veiga (IEE-USP), com Edgard de Assis Carvalho (Complexus, PUC-SP) e Reinaldo José Lopes (repórter da editoria de ciência do jornal Folha de S. Paulo).

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 55 lugares

Instituto de Estudos Avançados  (IEA USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo